Sejus participa de encontro nacional de comunicação do sistema prisional promovido pela Senappen

A Secretaria da Justiça (Sejus) marcou presença no I Encontro da Rede de Comunicação do Sistema Penal (RECOPEN), realizado na última quinta-feira (07) e sexta-feira (08), em Brasília. Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o evento reuniu representantes das assessorias de comunicação do sistema prisional de todo o País para debater estratégias e fortalecer a integração entre órgãos federais e estaduais.
A programação contou com palestras, painéis e oficinas sobre temas como gestão de riscos, comunicação interinstitucional em organizações de alta complexidade, estratégias de consenso narrativo no sistema penal com o caso Pena Justa, além de normas e fluxos institucionais, cerimonial e organização de eventos no serviço público e discussões sobre a importância de uma abordagem simples e eficaz na relação com a opinião pública.
O evento foi encerrado com a construção coletiva de um Manual de Comunicação sobre o Sistema Penal para a Imprensa Brasileira.
Na mesa de abertura, estiveram o secretário nacional de Políticas Penais, André de Albuquerque Garcia; a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade da Secretaria de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Maria América Menêzes Bonfim Hamú, representando o secretário de Comunicação Institucional, Paulo Venícius Brito da Silva; e a chefe da Divisão de Comunicação da SENAPPEN, Ane Silva, que coordenará a rede recém-criada.
“Vivemos hoje um tempo de mudança. O sistema penal mobiliza investimentos públicos expressivos, envolve políticas intersetoriais — como saúde, educação, assistência social e trabalho —, e afeta diretamente a vida de milhões de pessoas. Tornar esse sistema mais visível, compreensível e corretamente representado na esfera pública é condição indispensável para sua transformação. É esse o papel da comunicação que estamos aqui para fortalecer: uma comunicação que enfrente estigmas, vá além do foco episódico da crise, qualifique o debate público com dados e amplie a confiança na institucionalidade e na política penal como parte de um pacto democrático”, afirmou Ane Silva.
Entre os especialistas presentes estavam profissionais da Presidência da República, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Secretaria de Educação do Distrito Federal e da Senappen, que compartilharam práticas e metodologias aplicadas na comunicação pública.
O Espírito Santo foi representado pelos assessores de Comunicação da Sejus, Cleone dos Santos Nascimento, que também é policial penal, e pela jornalista Sandra Dalton. Pela Polícia Penal do Espírito Santo, estiveram presentes os assessores Bruno Barbosa e Maikol Madureira Vidal Nunes.
O encontro representou um passo importante para aprimorar as práticas de comunicação institucional e garantir uma atuação mais alinhada com as diretrizes nacionais, fortalecendo a imagem do sistema prisional com a sociedade.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br