13/08/2021 15h41 - Atualizado em 13/08/2021 16h49

Sejus participa de webinário sobre trabalho no sistema prisional

O secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, participou de um webinário nacional, nesta sexta-feira (13), no qual apresentou a política de ressocialização e reinserção social pelo trabalho no sistema prisional capixaba. 

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), com o apoio da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o encontro reuniu boas práticas de gestão do sistema prisional e contou com a participação das secretarias da Justiça do Espírito Santo (Sejus), do Rio de Janeiro e Santa Catarina.

No Espírito Santo, a parceria entre Sejus e instituições públicas e privadas gera postos de trabalho remunerado, o que contribui para a ressocialização e qualificação da pessoa presa. Atualmente, mais de 3.700 apenados ocupam postos de trabalho. Os beneficiados têm atendimento psicossocial e desenvolvem atividades profissionais nas unidades prisionais, em órgãos públicos e nas empresas parceiras. Produção de uniformes, confecção de sapatos infantis, produção têxtil e impressão gráfica são algumas das áreas.

Durante o webinário, o secretário Marcello Paiva de Mello compartilhou dados sobre o programa e ressaltou os investimentos que estão sendo feitos para ampliar essa iniciativa.

“Considerando a relevância desses projetos para a ressocialização dos internos, temos investido na expansão de estruturas para atividades laborais. Para isso, projetamos a construção de quatro galpões em diversas unidades, que vão promover a abertura de frentes de trabalho e qualificação profissional. A proposta é oferecer às empresas privadas espaços para a instalação de linhas de produção e, com isso, absorver mão de obra das pessoas privadas de liberdade”, destacou Paiva de Mello.

O secretário reiterou que o sistema prisional capixaba figura entre os melhores do País, sendo referência pela assistência básica de saúde. O Governo do Estado, atento às demandas, está aportando R$ 155 milhões em investimentos, visando ao fortalecimento e às melhorias no sistema prisional capixaba.

Também participaram do evento, coordenado pelo professor do IDP, Ricardo Morishita, os defensores públicos do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Almeida, Leonardo Rosa e Daniel Diamantaras. O evento incluiu a participação de Eduardo Chow de Martino Tostes e Arnaldo Goldemberg, da FESUDEPERJ, e de Giuseppe Caputo, professor da Universidade de Florença e pesquisador do Instituto Internacional de proteção de Direitos Humanos “L'Altro Diritto”.

 

 Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard