21/07/2025 11h02 - Atualizado em 21/07/2025 11h14

Sejus realiza encontro do projeto ‘Papo de Polícia’

A Secretaria da Justiça (Sejus) realizou, na sexta-feira (18), um encontro no Colégio Adventista de Vitória para celebrar e apresentar os resultados consolidados do projeto “Papo de Polícia”, uma iniciativa estratégica da secretaria que promoveu o diálogo entre policiais penais e monitores de ressocialização que atuam nas unidades prisionais do Estado.

O projeto, que teve início no dia 2 de junho, constituiu como objetivo fortalecer o diálogo, a valorização e a melhoria contínua nas relações e fluxos de trabalho. Para isso, reuniu temas como ressocialização, segurança, comunicação e um tema livre, o que permitiu, a cada encontro, a troca de experiências, desafios e sugestões que vão somar de forma positiva nos fluxos de trabalho, qualidade e segurança nas unidades.

O Papo de Polícia”, que ouviu 125 servidores, que fazem parte das 37 unidades prisionais do Estado, teve o último encontro realizado no dia 15 de julho.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, que mediou os 21 encontros, avaliou de forma positiva a realização do projeto. “O projeto ‘Papo de Polícia’ reforça o compromisso do Governo do Estado com uma gestão humana e democrática, que valoriza cada profissional e a sua participação ativa para o fortalecimento da segurança e bem-estar em cada ambiente de trabalho.

Foi uma troca de experiência que também proporcionou ainda mais a aproximação com cada um dos profissionais que atuam nas unidades prisionais. Dar voz a eles nos garante um trabalho colaborativo e eficiente”, afirmou Rafael Pacheco.

A ideia é que “Papo de Polícia” seja realizado de forma anual, garantindo uma gestão de cultura de diálogo, cooperação e inovação na segurança pública do Estado. O objetivo é fortalecer o trabalho em equipe, incorporado ao planejamento estratégico da instituição.

Homenagens

Durante o encontro, seis servidores foram homenageados por se destacaram no desempenho e contribuição nos ciclos do “Papo de Polícia”. Foram os policiais penais, Lohayne Rufino Cruz; Rhuann Zanoni Souza; Alexander Nossa Martins; Aldir Turini Filho; Liênia Sibien Marquezini, e do monitor de ressocialização, Valdinei Soares da Cunha.

Para a policial penal, Liênia Sibien Marquezini, que atua no Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV 2), foi uma excelente oportunidade poder participar do projeto e ter sido homenageada.

“O “Papo de Polícia” foi uma excelente iniciativa, que nos permitiu a troca de experiências, vivências e desafios entre todos os profissionais que atuam nas unidades prisionais do Estado. Espero que o projeto seja contínuo e que possamos ver os avanços que ele nos proporcionou”, frisou a policial penal.

Já o monitor de ressocialização, Valdinei Soares da Cunha, da Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV 3), ficou honrado com o reconhecimento de sua colaboração e ressaltou que o projeto vai gerar resultados positivos nas unidades prisionais.

“Estou muito honrado com esse reconhecimento e de ser um colaborador para o projeto. O ‘Papo de Polícia‘ vai gerar um reflexo positivo dentro das unidades e abre um caminho para melhorias estruturais importantes. Além, de garantir a valorização dos profissionais e sua participação ativa no sistema prisional”, disse o monitor.

Palestras

Na programação do evento, os servidores também puderam participar de um ciclo de três palestras. O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, apresentou o tema “O Programa Estado Presente e o Papel do Sistema Penitenciário nas Políticas de Segurança Pública”.

O segundo tema “Pontes ou Grades? A comunicação liberta, não aprisiona”, foi explanado pelo psicólogo e mestre em Administração de Empresas e Contabilidade Cosme Péres, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Espírito Santo (ABRH-ES), especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Intervenção Sistêmica e Gestão em Saúde, diretor de Recursos Humanos, Conselheiro Consultivo, Mentor de Carreira, professor da Fucape e executivo, com experiência em desenvolvimento humano, liderança e cultura organizacional.

E, para encerrar o ciclo de palestras, o representante da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), João Vitor Elpídio Ferreira, ministrou a palestra “Pena Justa – Uma construção coletiva”.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard