13/03/2023 09h17 - Atualizado em 13/03/2023 10h36

Sejus realiza homenagens às mulheres

A Secretaria da Justiça (Sejus) realizou nesta sexta-feira (10) um encontro especial voltado para as servidoras. A programação do Mês da Mulher incluiu a palestra “Ocupação de Cargos de Chefia por Mulheres na Administração Pública: Análise à Luz do Princípio Constitucional da Não Discriminação”, apresentada pela doutora e mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Jeane Martins, além da entrega de homenagens a três servidoras de carreira. O evento foi realizado no auditório do Edifício Fabio Ruschi, 1º andar, em Vitória e contou com a presença da Banda da Sejus.

De acordo com a palestrante o tema busca refletir sobre os desafios de ser mulher no mundo do trabalho. “Falamos sobre as dificuldades de ascensão profissional pelo simples fato de sermos mulheres. A proposta foi refletir sobre as dificuldades que a mulher tem na profissão, como na metáfora do teto de vidro: temos condições de irmos longe no nosso trabalho, mas uma série de fatores como machismo, dupla jornada, discriminação, entre outros, formam um teto de vidro e nos impedem de chegar mais longe”, explicou Jeane Martins.

O secretário de Estado da Justiça, André Garcia, prestigiou o evento. “Mais do que uma celebração na verdade, estamos em um processo de reflexão para debatermos o papel da mulher na sociedade e discutirmos as questões relacionadas ao preconceito de gênero, à desigualdade e à violência doméstica familiar, que atinge, principalmente as mulheres e as crianças. É um momento também de agradecer a todas as servidoras e policiais penais pelo trabalho e pela dedicação no seu dia a dia, nas suas escalas de serviço nas unidades prisionais. A cada uma de vocês, que vêm desempenhando tão bem essa função em defesa da sociedade capixaba, no controle do sistema prisional e em um sistema mais humano, está aqui o meu mais profundo agradecimento”, disse o secretário.

O evento contou também com um momento de homenagem às servidoras com a entrega de placas com menção honrosa. Maria Jovelina Debona, coordenadora do Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional do Espírito Santo, recebeu o certificado em alusão ao Dia Internacional da Mulher e pelos 35 anos de relevante trabalho prestado ao sistema prisional do Estado.

A homenagem em alusão à data também foi entregue à policial penal Kenia Bosser Fazolo Ton, da Corregedoria da Sejus, onde atua na prevenção de irregularidades funcionais e administrativas.

A policial penal Cintya Salomão Rosetti Barbosa, única mulher na tropa do Grupamento de Operações com Cães da Diretoria de Operações Táticas (Dot) da Sejus também foi uma das homenageadas.

A programação contou com a apresentação da Banda da Sejus, com canções entoadas pelas policiais penais Queila Mercês, da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco e Linda Martinez, além de demais servidores músicos.

A banda  foi concebida pelo Programa de Humanização na Gestão Penitenciária (PHGP).

Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856