01/03/2023 15h14 - Atualizado em 01/03/2023 15h51

Sejus realiza programação especial no mês da Mulher

A Secretaria da Justiça (Sejus) inicia, nesta sexta-feira (03), uma programação especial em comemoração ao Mês da Mulher. As atividades incluem a apresentação de coral, palestra e homenagens, além de música com a Banda da Sejus.

Em parceria com o Sesc/ES, o coral Maria Marias, composto por internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), se apresenta a partir das 19h, no Teatro Glória, no Centro de Vitória. A apresentação do grupo, com 15 vozes, está marcada para a sexta-feira (03), com repertório composto por clássicos da música popular brasileira como “Garota de Ipanema”; “Anunciação” e “Maria Maria.

O evento também vai contar com uma exposição de itens produzidos por internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) que participam de diversos projetos como a produção de lenços, perucas e turbantes para pacientes com câncer; confecção de bonecos e demais artesanatos.

Programação para servidoras no dia 10 de março
A programação do Mês da Mulher inclui ainda um encontro voltado para as servidoras da Sejus. No dia 10 de março, a palestra “Ocupação de Cargos de Chefia por Mulheres na Administração Pública: Análise à Luz do Princípio Constitucional da Não Discriminação”, será o tema proferido pela doutora e mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Jeane Martins. O evento será realizado no auditório do Edifício Fabio Ruschi, 1º andar, em Vitória, com início às 14h30.

De acordo com a palestrante, a ideia é refletir sobre os desafios de ser mulher no mundo do trabalho. “Vamos conversar sobre as dificuldades de ascensão profissional pelo simples fato de sermos mulheres e refletir sobre as dificuldades que a mulher tem na profissão. É a metáfora do teto de vidro: temos condições de irmos longe no nosso trabalho, mas uma série de fatores como machismo, dupla jornada, discriminação, entre outros, formam um teto de vidro e nos impedem de chegar mais longe”, explica Jeane Martins.

O evento terá um momento de homenagens e a apresentação da Banda de Música da Sejus. Além disso, todas as unidades prisionais do Estado terão programação específica em comemoração ao Dia Internacional da Mulher direcionada às servidoras de cada local.

Serviço:
Dia: 03/03 (sexta-feira)

I Coral Maria Marias / Exposição do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL)

Hora: a partir das 19h

Local: Teatro Glória (Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória/ES

Dia 10/03 março (sexta-feira)

14h30 – Abertura com o secretário de Estado da Justiça, André Garcia

15h - Palestra: A Ocupação de Cargos de Chefia por Mulheres na Administração Pública: Análise à Luz do Princípio Constitucional da Não Discriminação. Palestrante: Jeane Martins - Doutora e Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória.

15h30 – abertura do debate

16h – Homenagens às servidoras do sistema prisional

Presença da Banda da Sejus

Local: Avenida Governador Bley, nº 236, Edifício Fábio Ruschi, 1º andar,  auditório, Centro de Vitória.

Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856