28/12/2022 14h48 - Atualizado em 28/12/2022 15h59

Sejus recebe doações para projeto de equoterapia

A Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com o Centro Educacional Leonardo da Vinci (Celv), arrecadou verba para a compra de 1,2 tonelada de ração para os cavalos que são utilizados no projeto de equoterapia, intitulado Equo’s, da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes). Foram 30 sacos de ração para equinos, pesando 40 quilos cada.

Desde 2015, a Paes desenvolve esse projeto em parceria com as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) dos municípios de Viana e de Cariacica. A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos para ajudar na reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, psicológica ou cognitiva.

Para promover o tratamento de reabilitações diversas, a iniciativa conta com dezenas de cavalos adquiridos por meio de doação. A maioria deles foi recolhida em rodovias. Os animais recebem tratamento veterinário e treinamento específico para tornar o projeto algo realmente especial.

A diretora da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo, Leizielle Marçal, ressaltou que a parceria com o Celv significa um importante esforço entre sociedade civil e ente público. “A doação vai possibilitar a manutenção eficaz do projeto Equo’s, de modo a agregar no tratamento de crianças com deficiência”, explicou.

Segundo a coordenadora de campanhas do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Dora Sodré, a instituição realiza quatro ações solidárias por ano. A primeira que foi realizada com a Sejus ocorreu em 2019, com a arrecadação de dinheiro para comprar material destinado à produção de amigurumis. Desta vez, a unidade beneficiada foi a Penitenciária Agrícola do Espírito Santo.

“Como o objetivo foi a compra de ração para os animais e considerando o prazo de validade deste produto, a doação tem acontecido de forma fracionada. Foram realizadas duas doações de dez sacos de ração cada, nos meses de julho e setembro. Agora em dezembro, a unidade recebeu mais uma remessa”, detalhou Dora Sodré.

 

O projeto

Algumas dezenas de internos que cumprem pena na Paes também fazem parte do Equo’s e passam por treinamentos e cursos de qualificação para atuarem no atendimento aos pacientes. Entre as capacitações estão noções básicas de equoterapia, doma, rédea, selagem, montaria e tratador.

Com o trabalho, os detentos têm direito ao benefício da remição da pena, previsto na Lei de Execução Penal. Isso significa que a cada três dias de trabalho, é possível reduzir um dia da pena.

 Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton
(27) 3636-5732 / 99933-8195

Flora Viguini
(27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard