12/09/2014 10h10 - Atualizado em 17/03/2016 15h36

Seminário Gestão Prisional e o Paradigma da Reintegração Social segue até quinta (18)

Começou nessa terça-feira (16) o seminário 'Gestão Prisional e o Paradigma da Reintegração Social'. A programação, que inclui palestras, debates e mesas redondas ministradas por especialistas capixabas e de outros estados, se estende até quinta-feira (18).

A palestra de abertura foi realizada no auditório Domingos Sávio Calazans, no Edifício Fabio Ruschi, no Centro de Vitória. Na ocasião, o administrador e avaliador do Prêmio Inoves, André Nantes, falou sobre o tema 'Inovação e Motivação na Gestão Pública'.

O primeiro dia do seminário contou com a presença do secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, do subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, do subsecretário para Assuntos Administrativos, Ailton Xavier, da coordenadora do Programa de Humanização da Gestão Penitenciária da Sejus, Ana Maria Caracoche, do conselheiro Estadual de Direitos Humanos, Marcos Firmino, e de servidores da Sejus e de representantes da sociedade civil.

O seminário é destinado aos servidores do sistema penitenciário, representantes da sociedade civil, estudantes universitários, pesquisadores e professores da área das ciências humanas e sociais.

O objetivo é capacitar os servidores penitenciários, aprimorando suas práticas de trabalho, de acordo com a política de gestão da Sejus, além de aprimorar a aplicação da política de humanização e estimular a motivação dos servidores que atuam no sistema prisional capixaba, para que exerçam um trabalho cada vez mais qualificado e de excelência.

E nesta quarta-feira (17), a programação continua na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A palestra de abertura será ministrada pelo juiz e membro do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Douglas Mello Martins, que falará sobre o "Panorama do Sistema Penitenciário Brasileiro e no Estado do Espírito Santo".

Já as palestras de encerramento, na quinta-feira (18), serão realizadas pelo professor e doutor Alvino de Sá. O especialista em Psicologia Jurídica e escritor falará sobre os seguintes temas: Criminologia Clínica e Individualização da Pena e sua Contribuição para a Reintegração Social da Pessoa Privada de Liberdade.

Exposição de quadros

Os participantes do seminário 'Gestão Prisional e o Paradigma da Reintegração Social' também poderão conferir uma exposição de quadros pintados por internos que participam do projeto "Eu Faço Arte", realizado na Penitenciária Estadual de Vila Velha II, no complexo do Xuri.


Os trabalhos, produzidos em diversas oficinas de artesanato realizadas dentro do presídio, são resultado dos projetos de ressocialização desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Além dos quadros pintados à mão, os internos que participam do projeto "Eu Faço Arte" também fabricam barcos em madeira, caixas de madeira decoradas, esculturas de sabão e argila, além de peças como casas e igrejas, construídas com palitos de picolé.

Confira a programação:

17 de setembro (quarta-feira)

9h: Palestra - Panorama do Sistema Penitenciário Brasileiro e no Estado do Espírito Santo Douglas Mello Martins:Juiz e membro do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

10h30: Palestra - Gestão e Liderança Organizacional: Trabalho em equipe

Isabela Minatel Bassi: Psicopedagoga com especialização em Educação e Administração (FGV)

12h: Intervalo para o almoço

13h30: Palestra - Gestão Penitenciária

Odirlei Arruda de Lima: Diretor da Penitenciária de Parelheiros (São Paulo)

16h: Palestra - O Perfil do Gestor Penitenciário

Maurício Kuehne: Assessor da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná e ex-diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

*Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória.

18 de setembro (quinta-feira)

09h: Mesa redonda - O Paradigma da Reintegração Social

Roberta Giovannotti: Mestre em Educação, psicanalista, professora universitária e escritora.

Alacir Ramos:Doutora em Serviço Social, avaliadora do INEP e do Prêmio Humaniza.

Victor Nunes:Mestre em Educação, professor universitário e avaliador do Prêmio Humaniza.

Rowayne Soares Ramos:Mestre em Educação e Gerente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Mato Grosso.

12h: Intervalo para o almoço

13h30: Palestra - Criminologia Clínica

Prof. Dr. Alvino de Sá:Especialista em Psicologia Jurídica e escritor

16h: Individualização da Pena e sua Contribuição para a Reintegração Social da Pessoa Privada de Liberdade

Prof. Dr. Alvino de Sá:Especialista em Psicologia Jurídica e escritor

*Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória.


Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard