21/05/2015 10h50 - Atualizado em 17/03/2016 14h59

Servidores da Diretoria de Operações Táticas participam de capacitação promovida pela Receita Federal

Os servidores que atuam no Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Diretoria de Operações Táticas (DOT), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), estão participando de uma capacitação com técnicas de adestramento de cães, promovida pela Receita Federal do Brasil. A formação começou na última segunda-feira (18), na sede da Receita Federal, na Serra.

O curso é uma parceria entre a Sejus e a Receita Federal, e é realizado três vezes por semana. Tem como objetivo capacitar os inspetores do GOC com técnicas de adestramento de cães, que são fundamentais nas operações realizadas pelo grupamento.

Durante as aulas, os servidores aprendem como manejar os animais, técnicas de comportamento e treinamento dos cães, visando utilizá-los como aliados e ferramenta para a solução de casos variados como fiscalizações, revistas e apreensão de material ilícito.

Além disso, na próxima segunda-feira (25), os servidores do GOC e dois cães participarão do 7º curso de capacitação de condutores e cães farejadores, promovido pelo Centro Nacional de Cães de Faro (CNCF) da Receita Federal. O curso terá a duração de cinco semanas e é aberto a servidores da área de segurança pública de todo o Brasil.
 

Para o diretor de Operações Táticas, Fernando Bastos Vieira, o curso é de suma importância para as atividades da DOT. "Essas capacitações elevarão os trabalhos realizados pelos servidores que atuam na diretoria. Teremos cães aptos a encontrar qualquer tipo de material, reforçando a segurança no ambiente prisional", afirmou.

GOC

A Diretoria de Operações Táticas (DOT) conta com o Grupo de Operação com Cães (COC), que possui um canil, onde aloja e adestra cães de trabalho. O objetivo é treinar os animais para busca e apreensão de entorpecentes, segurança de unidades prisionais e recaptura de presos foragidos.

Os animais também serão utilizados em situações em que houver suspeita de que o visitante está tentando entrar na unidade com materiais ilícitos. Para atender ao novo grupo, a Secretaria criou também uma enfermaria e um depósito para armazenagem de ração e remédios.


Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto
aline.pagotto@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard