13/06/2017 17h08

Servidores da Penitenciária Feminina de Cariacica recebem óculos

Servidores que atuam na Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) receberam, nesta terça-feira (13), 51 óculos de grau doados pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO). A entrega é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Tribunal de Justiça do Espírito Santo e o Conselho, por meio do projeto Universidade no Cárcere.

Essa foi a última ação da parceria na unidade prisional, voltada para atender a população carcerária, por meio de exames visuais e doação de óculos. Os trabalhos na Penitenciária começaram em novembro de 2016 e, após os atendimentos, todas as internas passaram por exames e cerca de 200 óculos foram doados.

Participaram da ação desta terça-feira o presidente do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), Ricardo Bretas, e a vice-presidente do órgão, Eriolanda Bretas. Na ocasião, foram feitos os ajustes necessários nos óculos entregues aos servidores, que também receberam orientações dos voluntários.

Assim como as internas, os servidores também terão acompanhamento da saúde ocular. “O acompanhamento é necessário para saber como eles estão se sentindo, além de detectar mudanças que ocorreram com o uso da correção. Os servidores que apresentaram algum caso suspeito de patologia foram encaminhados a um especialista”, explicou Ricardo Bretas.

A servidora Hilda Lima Anatório da Silva foi uma das beneficiadas com a doação dos óculos por meio da parceria. Ela contou que já tinha dificuldades na visão, principalmente para realizar leituras.

“Eu já sentia a necessidade de usar óculos, mas me faltava tempo para realizar exames. O projeto trouxe essa facilidade para mim e para os demais servidores, já que os procedimentos foram todos feitos dentro da unidade. Com os novos óculos já percebi uma melhora na visão e só tenho a agradecer”.

Segundo o diretor do Conselho Brasileiro de Ótica e Optometria, Ricardo Bretas, o projeto continuará a ser realizado nos próximos meses, em unidade prisional a ser definida.

Universidade no Cárcere

O projeto Universidade no Cárcere é um dos eixos do Programa Cidadania nos Presídios e tem o objetivo de potencializar as ações de reinserção social de detentos e egressos do sistema prisional.

O Espírito Santo foi o primeiro estado do país a implantar o projeto, que prevê a participação de detentos, bem como de egressos e seus familiares, em projetos de extensão e pesquisa realizados por instituições de ensino.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
Texto: Bruna Pereira

           

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard