10/10/2014 14h00 - Atualizado em 18/03/2016 11h38

Servidores da Sejus participam da campanha ‘Outubro Rosa’

A campanha 'Outubro Rosa' está, a cada semana, envolvendo um número maior de servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Durante todas as sextas-feiras do mês de outubro, os servidores estão usando alguma peça ou acessório cor-de-rosa, como forma de alertar a população acerca da prevenção do câncer de mama.
 
Vários servidores também adquiriram a camiseta oficial da campanha. Assim como outros acessórios, as camisetas estão sendo vendidas no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória.
 
O valor arrecadado ajudará as pacientes portadoras da doença, que não possuem recursos para dar seguimento ao tratamento.
 
Desde que a campanha foi oficialmente lançada no dia 1º de outubro, os servidores da Sejus têm demonstrado apoio à causa. Além de usarem a cor da campanha, os servidores estão realizando diversas atividades, em várias unidades prisionais do Estado.
 
No Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN), a equipe de saúde da unidade prisional começou a campanha contra o câncer de mama nessa terça-feira (07), com a instalação de banner, distribuição de camisetas e panfletos, além da realização de palestras e debates.
 

As atividades não se limitam apenas aos servidores. Os familiares dos internos que cumprem pena na unidade também estão sendo conscientizados sobre as causas e consequências do câncer de mama. De acordo com a médica do Centro de Detenção, Alda Regina M. G. Toledo, a iniciativa é extremamente importante. "Cuidar da saúde não é apenas um ato de prevenção, mas também é um gesto de amor", frisou. 

 
Na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), as servidoras participaram de um café da manhã especial para abrir a campanha contra o câncer de mama, nessa segunda-feira (06). Durante todo o mês de outubro, as servidoras participarão de ações, como palestras e atividades físicas, como forma de alertar sobre os malefícios e métodos de prevenção e de tratamento contra o câncer de mama. O trabalho também será estendido às internas da unidade, que receberão orientações sobre a doença.
 
Já no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), a programação começou no dia 03 de outubro. Os servidores e colaboradores da unidade prisional iniciaram a campanha com um café da manhã especial, logo após, assistiram a uma palestra ministrada pelas nutricionistas Patrícia Leal e Patrícia Rocha, que falaram sobre alimentação saudável.
 
Ainda para demonstrar o apoio à campanha, às quintas-feiras e sextas-feiras, os servidores utilizam uma camisa cor de rosa. Além disso, a campanha na unidade prisional também inclui atividades como a 'zumba rosa', uma caminhada dentro da unidade prisional, palestras, um bate-papo com pacientes do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim e uma missa que será conduzida por um padre da Pastoral Carcerária do município. As atividades também se estendem às internas que trabalham na unidade prisional. Às quintas e sextas-feiras do mês, elas utilizarão um laço cor-de-rosa, simbolizando o apoio à campanha contra o câncer de mama.
 

Outubro Rosa

 
O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram ao movimento em favor da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer.
 

No Espírito Santo, as ações do Outubro Rosa são coordenadas, desde 2010, pela Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer). O mês é marcado por uma programação intensa envolvendo instituições públicas, privadas e o terceiro setor.
 
Entre as ações de conscientização que acontecem durante o mês de outubro, a mais simbólica é a iluminação rosa que toma conta de monumentos históricos, prédios públicos e privados, chamando atenção para a campanha e sua importância. As atividades da campanha incluem ainda palestras educativas, campanhas de doação, atividades culturais e esportivas, oferta de exames gratuitos.
 
 
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard