31/05/2017 11h53

Servidores de Cariacica fazem exames e vão receber óculos

Servidores da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) passaram por exames para verificar a saúde visual e ocular, nessa terça-feira (30). Foram atendidos 67 servidores. A ação faz parte da parceria entre o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, por meio do projeto Universidade no Cárcere.

Com o atendimento aos servidores, encerra-se o ciclo de exames na unidade, cujo objetivo principal foi o atendimento à população carcerária. Os trabalhos começaram em novembro de 2016 e, após os atendimentos, todas as internas da unidade prisional passaram por exames e cerca de 200 óculos foram doados.

Participaram da ação desta terça o vice-presidente do Conselho de Brasileiro de Óptica e Optometria, Forlan Luiz de Araújo, o presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria Minas Gerais, Fábio Rocha, e outros dois voluntários. Eles realizaram atendimentos primários que verificam deficiências visuais e patologias que afetem a saúde ocular.

Inspetores penitenciários, equipe de saúde, servidores da escola e o quadro administrativo da unidade foram atendidos pelos voluntários, de manhã e à tarde.

Dos 67 servidores que realizaram os exames, 49 receberão óculos doados pelo Conselho e quatro que apresentaram suspeitas de patologia na visão foram encaminhados a um oftalmologista.

“Quarenta e nove atendidos precisam de óculos, é uma quantidade grande de pessoas com falha na visão. Quando a pessoa não enxerga bem, ela é excluída, pois não enxerga o mundo como ele realmente é. Os óculos são uma ferramenta essencial nesses casos”, explicou Fábio Rocha.

Segundo ele, a entrega dos óculos aos servidores será realizada no dia 13 de junho. O voluntário acrescentou, ainda, que os servidores terão acompanhamento anual para verificação de adaptação ou troca dos óculos, caso seja necessário.

A diretora da unidade, Mara Lúcia de Paula, disse que os servidores ficaram satisfeitos com o atendimento. “Todos estavam muito ansiosos, pois muitos deles nunca haviam realizado nenhum tipo de consulta ou exame. A iniciativa vai contribuir para a saúde deles e para melhorias na realização das atividades do dia a dia”.

Universidade no Cárcere

O projeto Universidade no Cárcere é um dos eixos do Programa Cidadania nos Presídios e tem o objetivo de potencializar as ações de reinserção social de detentos e egressos do sistema prisional.

O Espírito Santo foi o primeiro estado do país a implantar o projeto, que prevê a participação de detentos, bem como de egressos e seus familiares, em projetos de extensão e pesquisa realizados por instituições de ensino.

 

Matérias relacionadas:

Internas de Cariacica recebem óculos

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard