16/10/2014 09h37 - Atualizado em 18/03/2016 11h54

Servidores de unidade de Barra de São Francisco encerram projeto de saúde

Os servidores da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) encerraram o Projeto 'Construindo um futuro saudável por meio da prática da atividade física diária' nessa quinta-feira (15), no auditório da Câmara Municipal do município. Após três meses do projeto, todos os servidores envolvidos conseguiram alcançar os resultados desejados.

No total, 87 servidores da unidade participaram do projeto, formando quatro equipes. Durante o projeto, os participantes perderam peso, melhoraram o condicionamento físico e equilibraram taxas como glicose e colesterol, por meio de reeducação alimentar. Além disso, os chefes das equipes apresentaram os planos de ações desenvolvidas ao longo do projeto, que contribuíram para que os servidores chegassem ao resultado esperado.

Os servidores também assistiram a uma palestra com a docente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Marisinha Coqueiro Lopes, que falou sobre 'A construção de um futuro saudável por meio da prática da atividade física diária'. Eles também assistiram outra palestra ministrada pela psicopedagoga Nelcinéia de Carvalho Silva, que abordou o tema "Saúde Mental e Emocional".

Ainda participaram do evento representantes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). O evento também contou com o apoio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Para a diretora da Penitenciária, Janine Silva Miniguite Marim, a ação só trouxe benefícios aos participantes do projeto. "A partir do momento que começamos a prática, percebemos uma melhora significativa da saúde mental e física", comentou a diretora.

O projeto

O Projeto 'Construindo um futuro saudável por meio da prática da atividade física diária' começou dia 31 de julho e a iniciativa partiu dos próprios servidores da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF).

A iniciativa visou a incentivar os colegas a adotarem hábitos mais saudáveis, inclusive com a prática de atividade física regular. Desta forma, foram propostos desafios como criação de séries de exercícios entre os participantes, caminhadas, dentre outras atividades.

No início do projeto, os servidores preencheram formulários informando o peso, altura e outros dados relativos à saúde. Após 30 dias, a equipe de enfermagem da unidade emitiu um relatório, identificando as mudanças na saúde de cada servidor.

No primeiro dia do projeto, os servidores tiveram atendimentos com psicólogo, fisioterapeuta, professor de Educação Física, além da equipe da Unidade Central de Atenção Psicossocial dos Servidores Penitenciários (Ucap). Além disso, eles assistiram a palestras sobre qualidade de vida com um fisioterapeuta e um educador físico.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br