07/07/2023 10h58 - Atualizado em 07/07/2023 14h10

Servidores visitam Penitenciária Federal em Rondônia

Servidores da Secretaria da Justiça (Sejus) visitaram a Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia. O objetivo da viagem foi conhecer o funcionamento da unidade e aprofundar os conhecimentos que envolvem mecanismos de controle e segurança nas unidades prisionais. A visita ocorreu no dia 23 de junho.

A apresentação da palestra “Do Novo Cangaço ao Domínio de Cidades, um estudo de caso do Mato Grosso”, apresentada para diversas agências de segurança em Vitória, no Espírito Santo, no dia 29 junho, uniu conhecimentos sobre os protocolos de segurança utilizados na Penitenciária Federal de Porto Velho com os desenvolvidos no Estado capixaba.

Na ocasião, o tema foi conduzido pelo tenente coronel Pellegrini, da Polícia Militar do Mato Grosso, e pelo agente da Polícia Federal, Hélio de Carvalho Freitas Filho, e tratou da evolução dos atendimentos de ocorrência sobre o domínio de cidades no Estado do Mato Grosso e a criação de protocolos essenciais para enfrentar grupos criminosos articulados.

O evento também contou com a participação de integrantes das Polícias Militar (PMES) e Civil (PCES) do Espírito Santo, e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Municipal de Vitória.   

Os policiais penais Fabio Martineli e Bruno Pompermayer Gusman participaram da explanação que aprofundou o tema, após a visita à Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia.

“O conteúdo foi extremamente importante para o sistema penitenciário, pois prevê também procedimentos de defesa para unidades prisionais. Temos nosso plano de atuação, mas todo conteúdo já consolidado serve como aprimoramento das nossas técnicas. Precisamos estar preparados para qualquer situação sensível que possa ocorrer”, disse Fabio Martinelli, que atua na Subsecretaria de Inteligência Prisional (Subip) da Sejus.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard