Sistema prisional do Espírito Santo implanta barbearias para qualificação profissional de internos e egressos
A Secretaria da Justiça (Sejus) iniciou a estruturação e implantação de novas barbearias em unidades prisionais do Espírito Santo, como estratégia de qualificação profissional e ampliação das oportunidades de trabalho para pessoas privadas de liberdade. A iniciativa atende também às políticas de ressocialização voltadas aos egressos do sistema.
Os espaços estão sendo equipados com mobiliário, equipamentos e acessórios completos para o funcionamento das barbearias, permitindo a oferta de cursos de Barbeiro e Cabeleireiro, além da realização de atendimentos internos, sempre com foco na formação profissional.
Ao todo, foram entregues 64 kits completos de mobiliário e acessórios, além de 96 kits de máquinas de corte, ampliando a capacidade de atendimento e formação. A iniciativa contempla cerca de 30 unidades prisionais do Estado, além do Escritório Social de Vitória.
Nos anos de 2024 e 2025, a Secretaria da Justiça (Sejus) ofertou cerca de 300 vagas em cursos voltados à Gestão de Salão de Beleza e Barbearia à população prisional e egressos.
“As barbearias já integram as políticas de ressocialização desenvolvidas nas unidades prisionais e cumprem um papel importante na qualificação profissional dos internos. A reestruturação desses espaços e a implantação de novas barbearias vêm para reforçar essa política e ampliar o acesso à formação em um segmento do mercado que tem alta demanda e possibilita, inclusive, o empreendedorismo”, destacou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.
Equipamentos
Os espaços contam com poltronas hidráulicas reclináveis, em estilo barbearia, com ajuste de altura com base giratória, espelhos retangulares, além de kits profissionais completos para a atividade, tais como máquinas de corte e acabamento recarregáveis, com diversos pentes, lâminas, carregadores e acessórios, além de tesouras e lâminas profissionais.
O Escritório Social de Vitoria também recebeu os equipamentos, que serão usados para oferta de cursos de qualificação voltados para egressos do sistema prisional.
Para estruturação das barbearias, a Secretaria da Justiça (Sejus) investiu R$ 196 mil do Fundo Rotativo do Sistema Penitenciário. Os recursos destinados a essa carteira são acumulados com parte da remuneração dos presos trabalhadores em todo o Estado, e revertidos para o custeio do próprio sistema prisional e financiamento de ações de ressocialização.
Novas Barbearias
O Centro de Detenção Provisória de Colatina (CDPCOL) e a Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) foram beneficiados com a instalação do projeto de ressocialização. A nova barbearia do CDPCOL recebeu o nome de Schultz, em homenagem ao policial penal Newton Preissigke, que atuou na unidade e faleceu em setembro de 2021. Na PRCI, dois internos já trabalham na barbearia implantada, que recebeu o nome de PRCI Barba Shop. Os espaços serão usados para prática profissional e oficinas de aprendizado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br