10/07/2024 12h18

Sistema prisional forma segunda turma de Curso Técnico de Logística integrado à EJA

Nessa terça-feira (09), a Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), formou a segunda turma do Curso Técnico de Logística integrado à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A formatura foi realizada com 17 alunos formandos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 2 (PEVV2), no Complexo de Xuri.

Atualmente, o sistema prisional conta com sete novas turmas da EJA profissional. Na próxima segunda-feira (15), alunos internos do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) também recebem a certificação do curso.

A gerente de Educação em Prisões da Sejus, Silvia Garcia, destaca os desafios da educação no contexto prisional e a importância do curso técnico de logística para o processo de ressocialização dos internos. "A educação é um dos pilares da ressocialização. Através dela, os internos podem desenvolver habilidades e conhecimentos que os auxiliarão na reinserção social e profissional. A formatura realizada hoje marca um passo importante na ressocialização dos internos e abre portas para novas oportunidades no mercado de trabalho”, disse.

O diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, José Carlos Vieira Junior, destacou a importância da educação na vida dos formandos e a relevância da parceria entre a Sejus e a Sedu. "A educação transforma vidas e abre horizontes. Através do conhecimento, os internos podem se preparar para o futuro e contribuir para a sociedade de forma positiva", ressaltou.

“A formatura da segunda turma do curso técnico de logística é um marco na história da educação no sistema prisional do Espírito Santo. A iniciativa demonstra o compromisso do governo estadual com a ressocialização dos internos e abre portas para um futuro mais promissor para aqueles que buscam se reintegrar à sociedade”, concluiu Silvia Garcia.

O curso

O curso Técnico de Logística é realizado na modalidade presencial, com duração de um ano e meio e carga horária total de duas mil horas aula. As disciplinas ofertadas contemplam a formação da educação básica do Ensino Médio e também a formação profissional na área de logística. As disciplinas da formação profissional incluem: Teoria Geral da Administração; Cálculos Financeiros e Estatísticos; Planejamento Organizacional aplicado à Logística; Cadeira de Suprimento; Práticas de Logística, Administração de Estoque e Armazenamento; Comércio Internacional, Logística Fiscal e Tributária; Gestão de Transporte e Distribuição; Marketing e Aplicações E-commerce; Segurança e Saúde do Trabalho, entre outras.

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis