24/04/2020 12h47

Unidade prisional de Barra de São Francisco utiliza estúdio de TV para transmitir mensagens religiosas aos internos

De uma maneira criativa e inovadora, a Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) tem levado aos internos que cumprem pena em regime fechado na unidade, assistência religiosa e orientações sobre a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Trata-se de um estúdio de TV montado dentro da penitenciária. O projeto, concebido no ano passado, recebeu o nome de TV Renovar. É com a ferramenta que os internos assistem das galerias a vídeos de diversas denominações religiosas que atuam dentro do sistema prisional e a mensagens ao vivo dos profissionais de saúde que trabalham na unidade.

A iniciativa foi criada pelo chefe de segurança da unidade, Maxwell de Sá. O estúdio, com telas de Led, microfone, mesa de som e equipamentos de áudio e vídeo,  foi  montado por meio de doações, além dos televisores instalados pelas galerias da unidade. Com a suspensão das visitas em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, o estúdio também tem contribuído para transmitir vídeos e áudios dos familiares dos presos que enviam mensagens de fé e esperança para os contatos da unidade.

Médicos, enfermeiros e psicólogos também contribuem com informações sobre o Coronavírus, as medidas de prevenção, sintomas e cuidados necessários com a doença, bem como tiram as principais dúvidas que são elencadas pelos custodiados.

Além disso, internos também participam de transmissões ao vivo no estúdio da TV, fazendo a leitura de trechos bíblicos, orações ou mensagens espirituais. As transmissões são realizadas diariamente para toda unidade. De acordo com o diretor da PRBSF, Makssuel Delevidove, a TV Renovar tem contribuído de forma significativa para a oferta de informações sobre a pandemia, bem como para garantir a assistência religiosa na unidade, que também está suspensa na sua forma física devido à doença.

“O resultado da iniciativa tem sido imensurável. Conseguimos por meio do trabalho com as instituições religiosas e com as famílias, acalmar a ansiedade dos internos dentro da unidade prisional. As equipes de saúde contribuem muito com orientações sobre a doença e tiram todas as dúvidas que são levantadas nas galerias. Percebemos que todos têm compreendido que estamos vivendo uma situação diferente e inédita e que o distanciamento físico dos familiares nesse momento é essencial. Os cuidados, no entanto, estão sendo tomados na unidade e as mensagens de fé e esperança contribuem muito para a pacificação do ambiente prisional”, explica Delevidove.

O interno Leonardo Ferreira Alves, que cumpre pena na unidade, diz que a TV Renovar tem integrado informações sobre o novo Coronavírus, o momento religioso e o contato com as famílias de uma maneira inovadora, o que tem propiciado muita paz e tranquilidade para todos os internos. Já Anderson Correia Silva parabenizou a unidade pelo trabalho e diz que as informações transmitidas pelo projeto beneficiam a todos.

Assistência Religiosa

A assistência religiosa prisional está prevista na Lei de Execução Penal (LEP).   Instituída pela Portaria N°1514 de 30 de novembro de 2012, o Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Penal (Ginter) da Sejus assessora as questões teológicas e pastorais nas unidades prisionais do Estado, garantindo o respeito à diversidade religiosa.

Atualmente, 29 denominações atuam no sistema prisional, somando mais de 2.500 voluntários que promovem atendimento religioso às pessoas privadas de liberdade. Para realizar o trabalho voluntário na Sejus é necessário passar por uma capacitação a fim de conhecer a metodologia da assistência religiosa no Espírito Santo, bem como o funcionamento do sistema penal. Para participar, os voluntários devem procurar o Ginter pelo e-mail ginter@sejus.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3636-5832.