30/10/2019 16h35 - Atualizado em 01/11/2019 10h59

Unidade prisional de Colatina encerra ações do Outubro Rosa com doações

O Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) encerrou as ações da Campanha Outubro Rosa com música e solidariedade, nesta quarta-feira (30). Internas que participam do Coral Louvart e do Projeto Mãos Solidárias estiveram na Associação de Prevenção e Atenção aos Pacientes com Câncer de Linhares, na terça-feira (29). Elas realizaram doações de perucas, lenços e turbantes confeccionados no projeto. O Hospital São José, de Colatina, também recebeu doações.

Ao todo, dez internas do coral se apresentaram entoando músicas como “Peça Felicidade”, de Melim e “Minha Vez”, de Tom Carli. Os materiais doados irão beneficiar pacientes da Associação. As internas que participam do Projeto Mãos Solidárias puderam explicar um pouco sobre como os produtos são confeccionados, e o retorno que esse trabalho proporciona: levar um pouco de felicidade a quem tanto precisa.

Atualmente, oito internas participam do projeto e produzem, mensalmente, cerca de 20 perucas, 20 lenços toucas, 20 próteses e 40 protetores de traqueostomia. As participantes são voluntárias e recebem o benefício da remição da pena.

Fabiana Cristina Nascimento está presa há quatro anos e oito meses. Segundo ela, participar do projeto a fez olhar a vida de uma forma diferente. “Aprendi muito durante todo esse período: a respeitar o próximo e ver, por meio do projeto, que existem pessoas com problemas maiores que os meus. Ao produzir as perucas, as próteses, penso em quem está enfrentando um momento tão difícil como o câncer.  O projeto é lindo, cada pedacinho dele é como se fosse uma parte de mim. A gente se entrega a esta ação, eu penso em crianças, nas mães que vivem esse problema e isso faz a gente ter mais amor pela família e pelo que estamos fazendo”, ressalta.

Para a diretora da unidade prisional, Maria Aparecida de Freitas, os projetos que são desenvolvidos dentro do CPFCOL sempre elevam a figura feminina de uma maneira bem singela e peculiar. “E neste mês tão especial para compartilharmos informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, o Projeto Mãos Solidárias foi o que mais embelezou o Outubro Rosa. Ele trouxe esperança e amor para todos que puderam ter contato com ele. É simplesmente fantástico ver e sentir o que esta ação provoca nas internas e pacientes que são presenteados com as perucas, lenços prótese e turbantes.  É um projeto verdadeiramente humano”, explica.

Mais solidariedade

Nesta quarta-feira (30), o setor de Oncologia do Hospital São José, em Colatina, também recebeu servidores e internas do CPFCOL para ações em comemoração ao Outubro Rosa. Tocando cajon e violão, inspetoras penitenciárias conduziram o arranjo musical preparado pela unidade, que contou com a participação de uma interna na voz.

Na ocasião, foram entregues 15 perucas do Mãos Solidárias e 13 bonecas do Projeto Doando Sorrisos, produzidas por internas da unidade prisional, desde 2016. As bonequinhas confeccionadas são doadas a hospitais, orfanatos, escolas e aos filhos das internas do CPFCOL.

Palestra para servidoras

No Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), servidoras participaram de uma palestra que reforçou a importância do cuidado com a saúde. A enfermeira Leide Ferrarini, da Casa Rosa, um Núcleo de Referência de Saúde a Mulher de Linhares, foi responsável pelo encontro. Ela apontou os fatores de risco relacionados ao câncer de mama, seu tratamento e a importância do autoexame para o diagnóstico precoce. Cerca de 30 servidoras de diversos setores compareceram ao evento.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard