27/10/2023 10h24

Unidade prisional promove curso sobre justiça restaurativa

Internos do Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM) participaram este mês da oficina “Fundamentos de justiça restaurativa: Um novo olhar sobre o perdão e a justiça”. O tema foi ministrado pelo Núcleo ESPERE-JR da Diocese de São Mateus e tem como base a metodologia da Escola de Perdão e Reconciliação (ESPERE). A ação contribui para a ressocialização dos apenados.

Com um total de 40 horas e dividido em 10 módulos, o curso convida o participante a fazer o processo de perdão e reconciliação. “A proposta do curso é a cura interior. A oficina é vivencial e trabalha a violência do próprio participante, o ser vítima, as lembranças da infância, a raiva e outras emoções e, sobretudo, o perdão e a reconciliação.  O objetivo é aprimorar habilidades fundamentais para o melhor convívio social”, explica a facilitadora do curso, Maria Francisca Pavan.

O curso foi realizado por intermédio da Vara de Execução Penal de São Mateus, coordenada pelo juiz Felipe Rocha. Além da reflexão sobre as vivências de cada participante, o curso trabalha a resolução de conflitos. Nas oficinas são ofertadas importantes ferramentas que auxiliam nesta atividade.

O diretor adjunto da unidade prisional, Marco Aurélio Contarato, ressalta a importância do tema. “Durante a condução da oficina são utilizadas técnicas de solução de conflito, o que gera a reflexão dos internos para suas histórias de vida, as consequências de atitudes impensadas e o perdão. Esta é a segunda vez que internos participam da atividade e os resultados são muito positivos. Percebemos mudanças no comportamento e humor dos participantes, o que torna o ambiente prisional mais pacífico”, disse.

Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856