10/09/2014 14h53 - Atualizado em
29/12/2015 17h57
Unidades de Linhares, São Mateus e Vila Velha recebem visitas
Mais quatro unidades prisionais, da Grande Vitória e do interior, receberam visitas de representantes da sociedade civil durante o mês de setembro. As unidades que abriram o calendário de unidades visitadas neste mês foram o Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), o Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM) e as Penitenciárias Estaduais de Vila Velha III (PEVV III) e IV (PEVV IV), localizadas no Complexo do Xuri.
No sábado (06), as Penitenciárias Estaduais de Vila Velha III (PEVV III) e IV (PEVV IV) receberam a visita de 21 alunos do 4º período de Direito da Faculdade São Geraldo, em Cariacica. A visita teve como objetivo a apresentação as atividades realizadas nas unidades prisionais aos estudantes.
Na PEVV III, os alunos conheceram os setores técnicos e a rotina administrativa da unidade. Já na PEVV IV, os estudantes visitaram o ambulatório, onde é feito o atendimento de saúde dos internos, as salas de aula, a biblioteca e a fábrica de bolas.
No Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) um grupo de 27 alunos visitou a unidade na última quarta-feira (03). O grupo cursa o primeiro período de Direito na Faculdade de Ensino Superior de Linhares(Faceli).
Durante a visita, os estudantes foram acompanhados pelo coordenador e professor do curso de Direito da Faceli, Bernardo Augusto Gomes Rodrigues, e pela juíza da 2ª Vara Criminal e da Vara de Execuções Penais de Linhares, Cristiania Lavínia Mayer, que deu uma palestra sobre direito criminal aos alunos.
Os visitantes também conheceram a cozinha, a fábrica de embalagens que absorve a mão de obra de internos da unidade e o local onde os internos estão construindo um campo de futebol. O grupo visitou ainda as salas de aula, a biblioteca e soube mais sobre a banda gospel Casa de Davi, composta por seis internos da unidade.
Já na terça-feira (02), o Centro de Detenção Provisória de São Mateus (CDPSM) recebeu a visita do bispo da Diocese de São Mateus, Dom Zanoni Dementino de Castro, e um grupo de dez membros da Pastoral Carcerária do município, que prestam assistência religiosa aos internos da unidade.
Os membros da Pastoral Carcerária conheceram a rotina administrativa do Centro de Detenção e acompanharam os trabalhos realizados na unidade prisional. Após a visita, o bispo da Diocese realizou um culto ecumênico, que contou com a presença de 70 internos e servidores da unidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES
Texto: Aline Pagotto