14/07/2023 16h11 - Atualizado em 14/07/2023 16h12

Unidades prisionais celebram formaturas dos ensinos Fundamental e Médio

Unidades prisionais de norte a sul do Estado celebraram a formatura de 583 internos que concluíram os Ensinos Fundamental e Médio. A oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sistema prisional é realizada em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu) em 33 estabelecimentos penais.

Ao todo, 309 internos concluíram a 8ª etapa do Ensino Fundamental e 274, o Ensino Médio. Na Penitenciária de Segurança Média 2, 14 estudantes receberam certificados de conclusão de curso. Um aluno interno de 47 anos, inicialmente iletrado, discursou a respeito da importância da educação em sua vida.

“Tive oportunidade de estudar no sistema prisional. Hoje, sei escrever meu nome e ler palavras nunca antes imaginadas. Não assino mais por meio da digital”, disse o interno.

Nesse primeiro semestre, 2.842 internos do sistema prisional finalizam o semestre letivo. De acordo com a subgerente de Educação nas prisões da Secretaria da Justiça (Sejus), Silvia Moreira, a expectativa é iniciar o próximo semestre com mais de 3.500 vagas de ensino preenchidas.

“Temos trabalhado para ampliar o número de vagas destinadas à educação, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). Em cada unidade prisional, a equipe escolar em conjunto com os servidores da Sejus, preparou um momento especial para celebrar essa importante conquista dos alunos internos com seus familiares. Acreditamos que o ensino é um forte instrumento de transformação social”, pontuou Silvia Moreira.

Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856