Unidades prisionais do Estado participam da 5ª Jornada da Leitura no Cárcere
Unidades prisionais do Espírito Santo participaram da 5ª Jornada da Leitura no Cárcere, evento nacional promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Observatório do Livro e da Leitura. A programação teve duração de três dias e encerramento nessa quinta-feira (07). Com o tema “A Leitura como Caminho para a Liberdade”, o evento foi transmitido de forma on-line para internos de 25 penitenciárias do Estado.
Internos estudantes puderam participar de diversas atividades, como saraus literários e a leitura conjunta de contos, assim como exibição de vídeos de produções culturais realizadas por pessoas privadas de liberdade de várias regiões do Brasil.
A subgerente de Educação em Prisões da Sejus, Silvia Garcia, destaca que o evento reforça as ações de incentivo à leitura realizadas nas unidades prisionais do Estado, em conjunto com a Secretaria da Educação (Sedu).
“Temos desenvolvido programas de incentivo à leitura, em conjunto com a Sedu, durante as aulas da educação formal que são ofertadas nas unidades prisionais do Estado. Além disso, bibliotecas e livros são disponibilizados aos internos estudantes não só como prática pedagógica, mas também de lazer. Na maioria das unidades existe a disponibilização de livros para as pessoas presas”, disse Silvia Garcia.
Ela destaca ainda o Programa “Leitura Para a Vida”, que visa a permitir o reconhecimento do direito à remição de pena, por meio de práticas sociais educativas não-escolares, e à leitura de obras literárias no cárcere. Durante três dias de jornada, cerca de 1.100 internos participaram das atividades de leitura.
Sobre a 5ª Jornada da Leitura no Cárcere
Realizada desde 2020, a Jornada tem como diferencial levar conteúdo de fomento à leitura e promoção de atividades culturais para dentro das unidades prisionais, além da transmissão ao vivo para todo o País. Em 2023, o evento contou com a participação de mais de 90 unidades prisionais simultaneamente, atingindo 29.725 acessos no YouTube e envolvendo cerca de oito mil pessoas privadas de liberdade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 - 99933-8195 / (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br