13/03/2023 14h58 - Atualizado em 13/03/2023 15h04

Unidades prisionais prestam homenagens às servidoras penitenciárias pelo Dia Internacional da Mulher

Todas as unidades prisionais do Estado realizaram ações de homenagem ao Dia Internacional da Mulher para policiais penais e servidoras dos setores administrativos e da saúde.  A ação contou com palestras, mensagem de agradecimento e apresentações artísticas.

A diretora do Centro Prisional Feminino de Cacheiro de Itapemirim, Leida Maria Ayres, ressalta que o encontro realizado para as servidoras da unidade foi uma oportunidade de mostrar o valor que cada mulher tem na gestão do sistema prisional. “Homenageamos todas as mulheres que lutam e contribuem a cada dia para a melhoria do sistema penitenciário. São mulheres que sempre fazem a diferença dentro e fora do sistema prisional. Todas se sentiram valorizadas, respeitadas e acolhidas. São pequenos gestos que criam um ambiente mais humanizado e geram relações de trabalho mais positivas”, disse.

O diretor da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), Flavio de Oliveira Ogioni, destacou que a unidade recebeu de forma muito especial as mulheres que atuam diariamente dentro da PRSM, desempenhando as mais diversas funções. “As servidoras desfrutaram de momentos de reflexão e aprendizado, proporcionados por colaboradores e profissionais da área de saúde, em que foram abordados vários assuntos pertinentes ao bem-estar da saúde física e emocional das mulheres”, frisou.

Na Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV) foram confeccionados vasos em cimento, ação desenvolvida com os internos e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, por meio das aulas de Artes. Mudas de plantas e flores, como suculentas e bromélias, foram plantadas na unidade prisional. O momento foi registrado em um evento no dia 7 de março, que contou também com apresentações artísticas.

"Nossa sociedade está em permanente construção e o sistema prisional é parte importante nisso. Nós celebramos juntos, servidores e apenados, o Dia Internacional da Mulher. Reconhecendo o espaço, os direitos, as sensibilidades e a força que as mulheres têm”, ressaltou José Franco Morais Junior, diretor da PSVV.

Durante as ações nas unidades prisionais, um vídeo de homenagem, gravado pelo secretário de Estado da Justiça, André Garcia, foi apresentado às servidoras penitenciárias. “Mais do que uma celebração na verdade, estamos em um processo de reflexão para debatermos o papel da mulher na sociedade e discutirmos as questões relacionadas ao preconceito de gênero, à desigualdade e à violência doméstica familiar, que atinge, principalmente as mulheres e as crianças. É um momento também de agradecer a todas as servidoras e policiais penais pelo trabalho e pela dedicação no seu dia a dia, nas suas escalas de serviço nas unidades prisionais. A cada uma de vocês, que vêm desempenhando tão bem essa função em defesa da sociedade capixaba, no controle do sistema prisional e em um sistema mais humano, está aqui o meu mais profundo agradecimento”, reforçou o secretário.

Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856