12/05/2015 15h43 - Atualizado em 18/03/2016 15h04

Unidades prisionais realizam atividades em comemoração ao Dia das Mães

Algumas unidades prisionais do Espírito Santo realizaram atividades em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no último domingo (10). As celebrações incluíram distribuição de lembrancinhas produzidas pelos detentos, cultos e visitas especiais.

Nesta segunda-feira (11), todas as internas da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC) participaram de cultos e palestras sobre o Dia das Mães com os grupos religiosos que prestam assistência socioespiritual na unidade prisional.

Após os cultos, as internas assistiram a uma apresentação do grupo gospel Herança Jovem.

Para a diretora da penitenciária, Mara Lúcia de Paula, a atividade é muito importante para as internas. "A intenção da comemoração foi proporcionar às internas um momento de atenção e reflexão sobre a importância da maternidade e o papel da mulher na família", explicou a diretora.
  No Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA), todos os internos participaram de cultos realizados por membros da Igreja Universal, da Igreja Assembleia de Deus, do Grupo Espírita e das Pastorais Carcerárias de João Neiva e Guaraná, que prestam assistência socioespiritual aos internos da unidade prisional. As comemorações foram realizadas na última semana.

"A família é primordial no processo de ressocialização do interno e a figura materna é essencial para manter os laços familiares fortes. Datas importantes como esta devem ser sempre lembradas e comemoradas todos os anos", afirmou o diretor adjunto da unidade, Claudio Nienke Machado.

Já na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I), as mães dos internos que chegaram para visitação foram recepcionadas pela banda Manancial, formada por cinco internos da unidade, que tocaram música gospel e instrumental. A ação foi realizada nos dias 03 e 04 desse mês.

Durante a visita, as mães participaram de sorteios de caixinhas de madeira ornamentadas, produzidas artesanalmente por internos do projeto "Dorcas". Ao final da visita, elas também receberam livros de receitas, produzidos pelos internos que trabalham na biblioteca da unidade prisional, além de uma mensagem escrita por outro interno da unidade como forma de agradecimento e carinho.

Os internos também participaram de um culto realizado por membros da equipe Resgatando Vidas Missões e Arte, que presta assistência socioespiritual na penitenciária.

"A ação visa fortalecer os vínculos familiares e homenagear as mães dos internos, procurando demonstrar sempre o amor, carinho e a compreensão para com os filhos", destacou a psicóloga da unidade Flávia Borges de Deus.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Aline Pagotto