06/02/2024 15h30

Alunos oficiais da PMES participam de palestra sobre o sistema prisional

As atividades realizadas pela Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) foram apresentadas aos alunos oficiais do segundo ano da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) nesta terça-feira (06). A palestra foi ministrada na Academia da Polícia Penal (Acadeppen) e abrangeu procedimentos e rotinas do sistema prisional capixaba.

Os alunos também conheceram a Penitenciária de Segurança Máxima 2, no Complexo de Viana, unidade que realiza a custódia de presos de alta periculosidade no Estado.

“Apresentamos aos alunos oficiais todas as competências que dizem respeito à Polícia Penal do Espírito Santo, a regulamentação da nossa instituição no início deste ano e todo o trabalho que desenvolvemos nas unidades. Somos uma polícia responsável pela segurança do sistema prisional capixaba e sempre contamos com o apoio e parceria da PMES em diversas ações integradas”, disse o policial penal, Weleson Vieira de Souza.

A visita ao complexo de Viana foi coordenada pelo tenente-coronel Marcos Tadeu Pimentel, que é instrutor de Direito Penal Militar e comandante do 4º Batalhão de Vila Velha.

“Conhecer o sistema prisional e a atividade do policial penal, o funcionamento dos presídios, é extremamente importante para os alunos que serão futuros oficiais e gestores da Polícia Militar. Esta é uma forma de ter um ‘feedback’ da ação policial na ponta e estabelecer relacionamentos com demais forças de segurança. O sistema prisional evoluiu muito e temos, hoje, presídios seguros para o cumprimento da pena. Nessa atividade, reforçamos com os alunos competências e habilidades e tornamos nossas ações mais próximas e integradas”, pontua o oficial.

Sandra Dalton/ Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856