25/11/2014 17h00 - Atualizado em 18/03/2016 16h05

Artesanato feito por internos de Barra de São Francisco é destaque em mostra cultural

O artesanato produzido por internos da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) foi exposto durante a I Mostra de Conhecimento, Cultura, Tecnologia e Artes das Escolas Estaduais, realizada no último sábado (22), na Praça Senador Atílio Vivacqua, no município. A mostra foi organizada pela Superintendência Regional de Educação de Barra de São Francisco (SREBSF).

Durante a mostra, foi exposto o artesanato confeccionado por internos que estudam da 1ª a 4ª série do ensino fundamental na unidade prisional. Dentre as peças estão porta-retratos produzidos com jornal, jarros confeccionados com caixas tetra pak, filtro de café e tinta spray, cestas e uma casinha feitas com palito de picolé e luminárias confeccionadas com barbante.

Além disso, foram expostas mudas de plantas feitas durante o curso de 'Jardinagem e Viverista' e pães produzidos no curso de 'Panificação', que atualmente está sendo realizado na unidade. Ao final, algumas das peças expostas foram doadas aos familiares dos internos e outras serão expostas na unidade prisional.

O estande da penitenciária ficou sob os cuidados de um grupo de oito inspetores penitenciários e duas professoras que atuam na unidade prisional, e ministram aulas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o inspetor penitenciário Marilson Gomes Borjaille, a mostra é uma maneira de mostrar a sociedade o que é realizado na penitenciária, por meio das aulas e dos cursos ofertados aos internos. "O evento só confirma que buscamos estratégias para ofertar aos reeducandos uma educação de qualidade e a reinserção no mercado de trabalho assim que eles alcançarem a liberdade", explicou.

Assessoria de Comunicação – Sejus

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br