28/11/2017 14h44 - Atualizado em 28/11/2017 14h46

ArteSanto: Peças produzidas por internos ficam em exposição até domingo (03)

Peças artesanais produzidas por detentos do sistema prisional capixaba estão em exposição até domingo (03), na 5ª Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto). O evento está sendo realizado na Praça do Papa, em Vitória, e conta com aproximadamente 600 expositores. A entrada é gratuita.

Neste ano, estão à venda na feira peças produzidas por detentos dos projetos “Reabilitarte”, desenvolvido na Penitenciária de Segurança Média I (PSME I), e “Marcenaria Jequitibá”, da Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III).

Os visitantes podem conferir no estande da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) itens como bolsas, roupas, tapetes, toalhas de mesa e sousplats, produzidos por internos da PSME I, e cofres, aparadores, suportes para canetas e tabuleiros de xadrez, confeccionados pelos detentos da PEVV III.

A produção dos internos tem agradado aos visitantes da feira, como a cabeleireira Luciana Abreu. “O trabalho deles é muito lindo. Todos os detentos deviam ter a possibilidade de realizar esse tipo de atividade. Sabemos que há iniciativas no sistema prisional, mas não fazia ideia da qualidade do que é produzido por eles. Acho que o trabalho dos detentos deve ser exposto em mais locais, facilitando o acesso da população ao trabalho deles”.

Feira

A feira é realizada pelo Convention & Visitors Bureau, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e da Prefeitura de Vitória.

Quem for ao evento poderá apreciar e adquirir itens de decoração, presentes e acessórios, confeccionados com os mais variados produtos, como vidros, metais, papéis reciclados, osso, fibras naturais, plástico, conchas, entre outros.

Os artesãos capixabas são o destaque da ArteSanto, com um espaço dedicado aos Mestres Artesãos, que trabalham com as técnicas mais tradicionais e de reconhecimento pela sua atuação para manutenção daquela cultura. O evento também contará com a participação de representantes de outros estados, apresentações culturais e praça de alimentação.

Reabilitarte

Atualmente, 50 detentos participam do projeto Reabilitarte, voltado a internos acima de 50 anos ou que têm algum problema de saúde.

O objetivo da iniciativa é melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos internos, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da percepção e da memória e proporcionando um ambiente terapêutico. Além disso, as peças produzidas pelos detentos são entregues aos familiares para serem vendidas, contribuindo para a geração de renda.

Os detentos que atuam no projeto são beneficiados com a remição da pena. A cada três dias trabalhados, um é abatido da pena a ser cumprida.

Marcenaria Jequitibá

O projeto Marcenaria Jequitibá, desenvolvido na Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III), produz móveis em madeira utilizando paletes doados por parceiros como a empresa Heringer e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). Atualmente, o projeto conta com a participação de seis detentos.

Em outubro deste ano, o prédio onde acontecem as Audiências de Custódia, em Viana, recebeu uma doação de bancos, aparadores, vasos de plantas e cachepôs produzidos pelos internos da unidade.

Os detentos envolvidos no projeto atuam de forma voluntária e têm direito à remição da pena. A cada três dias trabalhados, um dia é reduzido da pena a ser cumprida.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Setades

Serviço:

5ª Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto)

Quando: 25 de novembro a 03 de dezembro

Local: Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória