26/10/2017 10h19

Asilo recebe doação de hortaliças produzidas por internos de Aracruz

Servidores do Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA) realizaram, nesta terça-feira (24), a doação de seis caixas de hortaliças cultivadas na unidade prisional para o asilo Recanto do Ancião José Segatto, localizado no mesmo município.

Essa foi a primeira doação dos itens cultivados no Centro de Detenção, como rabanete, alface, couve, tomate, pepino e salsa. Antes do início do cultivo, os internos receberam orientações sobre o plantio de um engenheiro agrônomo da Prefeitura de Aracruz.

Atualmente, 12 detentos trabalham na horta da unidade, que foi implantada neste ano. Segundo o diretor da unidade, Dantas Campostrini Vieira, o trabalho na horta traz benefícios para os internos e para a sociedade.

“O projeto tem como propósito estimular o espírito de solidariedade nos internos, pois tudo o que é cultivado servirá de alimento para alguém que precisa. O trabalho também tem uma função ocupacional e terapêutica para os detentos, além de beneficiar entidades da sociedade civil, que receberão as doações. No final das contas, todos saem ganhando”.

Hortas em presídios

Atualmente, detentos que cumprem pena em 12 unidades prisionais trabalham no cultivo de hortaliças e legumes, em hortas que funcionam no interior das unidades prisionais.

A maior parte do que é produzido nessas hortas é doado a familiares de detentos e a instituições de caridade, como orfanatos, asilos e hospitais. Também há unidades que utilizam os produtos na produção da alimentação dos internos.

Em algumas unidades, os internos que trabalham nas hortas possuem experiência em horticultura e conhecem as técnicas de manipulação da terra e das sementes em geral. Já em outras unidades, antes de plantar as sementes, eles recebem orientações de profissionais, por meio de cursos de qualificação ou de parcerias com voluntários.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Bruna Pereira

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard