Asilo recebe hortaliças cultivadas por internos de Colatina
Servidores da Penitenciária de Segurança Média de Colatina (PSMECOL) realizaram, nessa quinta-feira (27), a doação de hortaliças produzidas por detentos para o asilo Casa de Repouso de Idosos Gonçalves, localizado no mesmo município.
Foram entregues dez caixas contendo alface, quiabo, cenoura, tomate, cebolinha e salsa. Os alimentos foram produzidos na horta da unidade prisional, que há quatro anos é cultivada por internos que cumprem pena no local.
De acordo com o diretor adjunto da unidade, Richard de Souza Tancredo, “ações como essa valorizam o trabalho realizado pelos internos e ainda provocam neles o sentimento de solidariedade”.
Hortas em presídios
Atualmente, detentos que cumprem pena em 12 unidades prisionais trabalham no cultivo de hortaliças e legumes, em hortas que funcionam no interior das unidades prisionais.
A maior parte do que é produzido nessas hortas é doada a familiares de detentos e a instituições de caridade, como orfanatos, asilos e hospitais. Também há unidades que utilizam os produtos na produção da alimentação dos internos.
Em algumas unidades, os internos que trabalham nas hortas possuem experiência em horticultura e conhecem as técnicas de manipulação da terra e das sementes em geral. Já em outras unidades, antes de plantar as sementes, eles recebem orientações de profissionais, por meio de cursos de qualificação ou de parcerias com voluntários.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Leidy Mendonça
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732