20/07/2023 10h50

Aula inaugural marca início da nova parceria de qualificação profissional na Penitenciária Regional de Linhares

Internos da Penitenciária Regional de Linhares participaram, nessa semana, da aula inaugural dos cursos profissionalizantes ofertados por meio do Programa Integrado de Qualificação (PIQ), uma nova parceria com Prefeitura Municipal de Linhares.

“Trata-se de uma nova parceria que envolve a Sejus, Senai, Promotoria de Justiça e Prefeitura de Linhares, que tem como objetivo qualificar a mão de obra das pessoas privadas de liberdade com vista ao mercado de trabalho da região e para potencializar o processo de reintegração social”, informou a subgerente de Educação nas prisões da Secretaria da Justiça (Sejus), Silvia Moreira.

Ao todo, 20 internos iniciaram o curso de carpinteiro de obras, que terá carga horária de 120 horas. Ainda serão ofertados pelo programa PIQ mais 60 vagas para os cursos de pedreiro, pintor e de gesseiro. Todas as qualificações estão previstas para este semestre.

A educação profissional nas unidades prisionais tem como objetivo preparar e qualificar os internos, principalmente do regime semiaberto, para a reinserção no mercado de trabalho, por meio de parcerias firmadas com empresas conveniadas, para absorção de mão de obra carcerária e após cumprimento da pena.

A cerimônia da aula inaugural contou também com as presenças do prefeito de Linhares, Bruno Margotto Marianelli; do promotor de Justiça de Linhares, Itamar Ávila Ramos; do procurador Geral de Linhares, Márcio Pimentel Machado; da secretária de Assistência Social do município, Luciana Mantovanelli Amorim; do diretor do Senai de Linhares, Washington Manzoli; do presidente da Associação dos Construtores do Norte do Espírito Santo, Lincon Magalhães; e do diretor da Penitenciária Regional de Linhares (PRL), Vinícius Narcizo.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard