15/02/2019 11h19 - Atualizado em 15/02/2019 11h26

Banda de Música da Sejus prepara repertório especial para Prêmio Humaniza

Para abrilhantar a cerimônia de entrega do Prêmio Humaniza, que será realizada no dia 27 de fevereiro, os músicos servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) preparam uma apresentação especial. Os ensaios da Banda de Música da Sejus, um grupo formado por nove servidores voluntários, estão a todo vapor. E pelo ensaio dessa quarta-feira (13), o concerto promete ser para lá de especial ao público.

Músicas de cantores e compositores consagrados estão na seleção a ser apresentada na cerimônia, tais como: “Maior”, de Milton Nascimento; “Brincar de Viver, de Maria Bethânia, “A Paz”, de Roupa Nova e “Paciência”, de Lenine. A data escolhida para premiação do Humaniza é a mesma em que se comemora o Dia Estadual do Servidor Penitenciário.

A herança musical adquirida pelos integrantes da Banda, em sua maioria, veio da igreja, onde foi possível conhecer as primeiras notas e técnicas. Desde 2017, a Banda de Música da Sejus já se apresentou em diversos eventos internos da Secretaria, entre eles, o Prêmio Humaniza e durante a entrega do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional, em 2018, além de comemorações alusivas ao Dia do Servidor.

Concepção

Os idealizadores da Banda da Sejus são inspetores que atuam na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco, entre eles, a cantora e inspetora Queila Rosa de Souza Mercês, Maxwel Neves de Sá, que é tecladista, Gudierrys Santos Furlan, contrabaixo e Diego Foletto de Queiroz, baterista.

Queila conta que o grupo surgiu com uma ideia dos coordenadores do Prêmio Humaniza, com o intuito de celebrar a entrega do prêmio de 2017, tendo a música como um diferencial. “Em seguida fomos à procura dos profissionais da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco e encontramos companheiros ligados à música dispostos a somar conosco. Foi fácil encontrar mais amantes dessa arte linda que é a música”, conta a inspetora.

Queila, que passou a cantar aos 18 anos, diz que seu primeiro contato com a música foi na faculdade de Comunicação Social, durante uma atividade de canto. Foi nesse momento que descobriu seu talento para a música e nunca mais parou. Hoje, ela participa de uma banda onde mora, em Barra de São Francisco. Para ela, a contribuição que os músicos da Sejus podem dar à Secretaria é algo indescritível.

“Vejo a formação da banda como algo novo. É algo que só vem a somar e faz abrilhantar ainda mais os eventos da Sejus. A música traz bem-estar para o público presente nos eventos, acalma, traz paz, alivia o estresse. É uma contribuição para o ser humano, pois ela chega onde a palavra dita, muitas vezes, não pode chegar”, diz.

Entre os talentos musicais que fazem parte da Banda da Sejus, está também o diretor do Centro de Triagem de Viana (CTV), Rócio Andrade Pereira Junior. Ele, que é saxofonista, aprendeu a tocar o instrumento na igreja, quando tinha apenas oito anos de idade.

“Temos ensaiado para levar um belo repertório ao público que irá prestigiar o Prêmio Humaniza. A concepção da banda veio com o objetivo de aproximar o servidor penitenciário da sociedade. Trazer uma visão diferente de quem somos e o que podemos oferecer por meio da música”, ressalta o saxofonista.

Outro integrante da Banda que chegou recentemente à Sejus é Otoniel de Almeida Rodrigues, inspetor na Penitenciária Estadual de Vila Velha I há nove meses. Ele, que fez quatro anos de canto erudito na Fames e está no 4º período de licenciatura em música na Ufes, divide a voz com o também inspetor Arione Alves, da Penitenciária Estadual de Vila Velha III.

A formação do grupo inclui ainda o assessor técnico da Gerência de Monitoramento e Avaliação da Gestão Penitenciária (Gefap), Fábio Rodrigues da Silva, que comanda os instrumentos de corda: guitarra e violão, juntamente com o inspetor Levi Santos Pereira, da Penitenciária Semiaberta de Cariacica.

Prêmio Humaniza

Criado pela Sejus em 2013, o Prêmio Humaniza tem como objetivo identificar, estimular e reconhecer práticas desenvolvidas pelos servidores da Sejus que contribuem para a melhoria e humanização do sistema prisional capixaba.

Os candidatos são escolhidos após análise criteriosa da banca julgadora, composta por pesquisadores e especialistas com reconhecida atuação no campo das políticas prisionais, na área de políticas públicas e sociais e de gestão. A cerimônia em que serão conhecidos os finalistas de cada categoria da premiação será realizada no 27 de fevereiro, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, às 16 horas.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br    

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard