28/01/2022 07h40 - Atualizado em 31/01/2022 16h42

Batalha de hip hop é realizada na unidade prisional de referência à população LGBT+ em alusão ao Dia da Visibilidade Trans

Como parte da programação do Mês da Visibilidade Trans, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), foi realizada, nessa quarta-feira (26), uma batalha de hip hop, dança e poesia na Penitenciária de Segurança Média II (PSME II), unidade prisional exclusiva e de referência à população LGBTI+, em Viana. A atividade obedeceu a todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19.

A batalha contou com a participação e o envolvimento de cerca de 150 internos e internas. Na oportunidade, também ocorreu um diálogo sobre o Dia da Visibilidade Trans, que é neste sábado (29).

“A atividade foi bastante movimentada e contou com a realização de batalha de hip hop, apresentações de dança e poesias autorais recitadas. Foi muito potente. Ficamos muito felizes, enquanto Governo do Estado, em poder levar cultura, lazer e informação para dentro da unidade de referência à população LGBTI+”, destacou o gerente de Diversidade Sexual e Gênero da SEDH, Renan Cadais.

O diretor da Penitenciária de Segurança Média II, Dantas Campostrini, ressaltou que a proposta da PSME II é levar arte e cultura aos custodiados e custodiadas, contribuindo com o trabalho e o tratamento penal realizado.

"As atividades realizadas deram oportunidade aos e às participantes privadas de liberdade para expressar seus sentimentos, além de serem ouvidos, seja por meio das batalhas de hip hop, poesia e freestyle, ou ainda nas rodas de conversa. Ações assim fortalecem o compromisso com a diversidade e permitem não somente o debate, mas a conscientização sobre a importância do respeito, o resgate e a promoção das raízes e manifestações, por meio da cultura popular e da representatividade", disse Campostrini.

A programação na Penitenciária de Segurança Média II foi organizada pela Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus), o Conselho Estadual LGBT+ (CELGBT+), o Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), o Coletivo Batalha NB e a Associação GOLD.

Mês da Visibilidade Trans

Em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, a SEDH e o CELGBT+ prepararam uma diversa programação neste mês de janeiro, que termina neste sábado (29).


Confira as atividades: https://bit.ly/3H8rLzS

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard