09/12/2015 17h00 - Atualizado em 28/12/2015 16h21

Bolas feitas por detentos são doadas ao Papai Noel dos Correios

O trabalho feito por detentos de unidades prisionais de Viana e Vila Velha vai deixar o Natal de muitas crianças mais feliz. Elas vão receber bolas produzidas no projeto "Pintando a Liberdade", em uma iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com os Correios.

A doação de 100 bolas foi realizada nesta quarta-feira (09), na agência localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória. Dois internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha III, que trabalham na fábrica de bolas, participaram da entrega.

O detento J.B., disse que é muito bom poder ajudar crianças e adolescentes neste Natal. Já o interno J.O.C., ressaltou que é gratificante saber que o trabalho feito por eles na unidade vai contribuir para tornar o Natal de muitas crianças mais feliz.

A doação feita pela Sejus vai beneficiar crianças que participam da campanha Papai Noel dos Correios, que incentiva a solidariedade de empresas e da sociedade para atender pedidos de presentes de Natal.

Segundo a coordenadora da campanha no Estado, Juliana Bourguignon, as bolas serão entregues tanto a crianças que pediram bolas ao Papai Noel, quanto às que foram apadrinhadas, mas, por algum motivo, não tiveram sua solicitação atendida.

"Essas doações avulsas são muito importantes, pois muitos padrinhos pegam cartinhas e acabam não trazendo presentes, e a partir dessas doações podemos atender as crianças e não deixá-las sem presentes. Neste ano, 14,5 mil crianças serão beneficiadas pela campanha Papai Noel dos Correios em todo o Estado. As entregas serão realizadas na próxima semana", falou Juliana.

Pintando a Liberdade

Cem detentos de unidades de Viana e Vila Velha participam do projeto "Pintando a Liberdade". A distribuição de bolas, redes e camisetas feitas pelos internos ocorre desde junho de 2014. Até hoje, 85 escolas, instituições filantrópicas e projetos sociais foram beneficiados pela iniciativa, que já distribuiu seis mil bolas de diversas modalidades, 600 redes, além de camisetas.

Os detentos que participam do projeto desenvolvem atividades de corte, estampa e costura de bolas, além de confecção de redes. Além de serem remunerados, eles recebem o benefício de remição da pena. A cada três dias trabalhados, um dia da pena a ser cumprida pelo detento é reduzido.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard