11/10/2019 15h12 - Atualizado em 11/10/2019 15h21

Bonecos e brinquedos produzidos em unidades prisionais são doados a crianças

Internos de diversas unidades prisionais no Espírito Santo estão fazendo parte do Dia das Crianças de muitos meninos e meninas. As produções, que vão desde bonecos em pano, tricô e crochê, passando pela restauração de brinquedos usados, à brinquedos lúdico-educativos em madeira, que estão sendo doados a instituições beneficentes, escolas públicas, hospitais, abrigos, entre outros.

Na tarde dessa quinta-feira (10), mais de 150 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) ‘Ulisses dos Santos Filhos’, da rede municipal de Viana, receberam brinquedos do projeto Mundo Encantado, desenvolvido na Penitenciária Estadual de Segurança Média I (PSME 1), também no município.

Cerca de 50 internos dedicam seu tempo à confecção de bonecos de crochê e tricô, e também à restauração de bonecas rabiscadas e diversos brinquedos quebrados. O diretor da unidade, Roger Santesi, explica que o objetivo é, por meio das oficinas de artesanato, contribuir para a reintegração social dos internos.

“Nós recebemos muitas doações como linhas e agulhas, retalhos, bonecas e brinquedos usados. Tudo é levado ao ateliê do projeto Mundo Encantado. Os internos que participam do projeto fazem tudo com muita dedicação e empenho, com a esperança de levar um pouco de alegria a essas crianças. Sabemos que muitas delas não iriam ganhar um brinquedo sequer. Além disso, com o projeto os internos aprendem costura, se sentem mais produtivos e fortalecem o bom convívio entre o grupo” ressalta Santesi.

Outros itens confeccionados pelo projeto serão entregues nos próximos dias, atendendo crianças internadas no Hospital Infantil, dentre outras entidades.

Projeto Ateliê Arco Íris: Expressões pela Arte

Na Penitenciária Estadual de Segurança Média 2 (PSME 2), também em Viana, internos e internas LGBT’s participam do projeto Ateliê Arco Íris: Expressões pela Arte. De suas mãos e mentes são criadas bonecas de pano estilizadas, que demonstram a diversidade do público. Para a diretora da unidade, Mara Lúcia de Paula, o projeto busca contribuir para a reinserção do público LGBT, gerando oportunidades de formação.

“São pessoas que, muitas vezes, lidaram com rejeição da sociedade devido a sua orientação sexual. Aqui, queremos incluir, criar oportunidades para que participem das ações e permitir que demonstrem sua capacidade produtiva por meio do artesanato” destaca Mara Lúcia. A diretora conta que foram produzidas 130 bonecas e que serão doadas para hospitais, abrigo, entre outros.

A interna Rafaela Santana, relata que quer continuar a produzir bonecas quando estiver em liberdade. “Esse projeto mudou a minha vida. Hoje, tudo o que faço é com responsabilidade, pois sei que todas essas bonecas vão para crianças carentes ou que estão hospitalizadas. Faço com muito amor, carinho e confiança em acreditar num mundo melhor. Quando receber minha liberdade, quero continuar esse trabalho, pois não tem nada melhor do que um sorriso de uma criança”, se emociona Rafaela.

Brinquedos lúdicos e educativos

A Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (PAES), no município de Viana, também integra as iniciativas sociais. Diversos brinquedos e bonecas de pano confeccionados na unidade serão doadas a cinco orfanatos do município da Serra e um em Viana. Em parceria com o Centro de Triagem de Viana (CTV), também irão doar brinquedos a uma escola municipal.

Além disso, mais de 130 brinquedos serão entregues na próxima semana na Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes). A diretora da unidade, Leizielle Diozinio, conta que a iniciativa existe desde 2016, através do projeto Fábrica dos Sonhos, e nesse ano, ganhou um reforço especial, contanto com o apoio financeiro de transação penal.

“Neste ano, recebemos ajuda do 1º e 2º Juizado Especial Criminal e da Fazenda Pública do Juízo da Serra, para a confecção dos brinquedos que serão doados no Dia das Crianças. Nossa produção é variada: casa de bonecas, jogos de memória, carrinhos, são alguns dos itens confeccionados pelos internos. Para eles, é uma oportunidade de ocupação, onde prezam pela qualidade de suas produções, e também de altruísmo, se reaproximando da sociedade” explicou a diretora.

Ao todo, oito instituições serão contempladas com o Projeto Fábrica dos Sonhos e os reeducandos que produziram os brinquedos irão participar da entrega.

Corrente Rebrincar

Mais de 100 brinquedos produzidos por internos do Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS), Penitenciária Estadual de Vila Velha 2 (PEVV2) e Penitenciária de Segurança Média 2 (PSME2), também serão entregues neste sábado (12) aos abrigos Fé e Alegria, localizados na Grande Vitória.  A entrega será feita pelo Projeto Corrente Rebrincar que realiza doações às instituições desde 2015.