28/12/2016 15h31

Brinquedos produzidos por internos de Viana e de Colatina são doados a crianças

Neste Natal, o trabalho de internos da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) e de detentas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) levou alegria a crianças atendidas por instituições e orfanatos.

Em Colatina, 46 crianças atendidas pelo Lar Irmã Scheila ganharam ursos de brinquedo produzidos por seis internas que participam do projeto Doando Sorrisos, desenvolvido na unidade prisional desde setembro deste ano.

Os ursinhos são confeccionados usando materiais doados como retalhos de tecido, enchimento de manta acrílica e fitas de cetim. Essa foi a segunda doação realizada desde que o projeto teve início. A primeira foi nas visitas de natal para filhos das próprias internas da unidade. Ao todo, foram doados 300 ursinhos.

Além da entrega dos brinquedos, que contou com a participação de 22 internas, também foi realizada a distribuição de sacolinhas de doces. O Coral Louvarte, formado por detentas do Centro Prisional, também fez uma apresentação para as crianças atendidas pelo Lar Irmã Scheila.

Para a diretora da unidade, Maria Aparecida de Freitas Albuquerque, o momento da entrega das doações “proporcionou tanto às internas quanto aos servidores que participaram da ação vivências positivas, além de levar às crianças bem-estar e autoestima”. 

Na Grande Vitória, três instituições foram beneficiadas com cerca de 100 brinquedos produzidos voluntariamente pelos internos da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo: a Casa de Acolhida, em Viana, o Centro de Vivência II, em Vitoria, e o projeto Casa Legal – Fundação Fé e Alegria do Brasil, em Cariacica.

A entrega foi realizada pela direção da unidade, juntamente com inspetores, assistentes sociais e três internos.

Os brinquedos foram produzidos a partir de materiais reciclados por 20 detentos que participam do projeto Fábrica de Sonhos, desenvolvido na unidade prisional com apoio do Instituto Resgate da Cidadania e do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep).

Casa de bonecas, jogos de argolas, bonecas de pano, cai não cai e dedobol são alguns dos itens produzidos pelos detentos do projeto.

A diretora da Paes, Leizielle Marçal Dionízio, falou sobre como a experiência foi positiva para todos os envolvidos.

“Ficou evidente a alegria de cada criança contemplada, bem como a satisfação dos internos no ato da entrega dos brinquedos, uma vez que eles se sentiram úteis à sociedade ainda no cumprimento da pena”.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard