29/09/2017 16h23 - Atualizado em 29/09/2017 16h24

Centro de Detenção de Cachoeiro recebe visitas

O Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI) recebeu, neste mês de setembro, mais duas visitas de universitários. No total, 38 estudantes tiveram a oportunidade de conferir a estrutura e o funcionamento da unidade prisional.

A primeira visita aconteceu no dia 20 e contou com a presença de 18 alunos de Direito do Centro Universitário São Camilo, além da professora da instituição, Tatiana Mareto. Já a segunda visita ocorreu na última quinta-feira (28), quando 20 alunos, que também estudam no Centro Universitário São Camilo, acompanhados do professor Eduardo Cavalcante Gonçalves, conheceram o funcionamento do espaço mantido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A visita técnica foi conduzida pelo diretor da unidade, Ivan Lopes, pelo diretor adjunto Evandro Vidal Dutra e pela equipe de segurança do Centro de Detenção. Os estudantes e professores tiveram acesso ao interior da unidade prisional, e conheceram as celas, o pátio de visitas, a quadra esportiva, a enfermaria, o setor psicossocial e a biblioteca.

Na oportunidade, os visitantes também conheceram alguns projetos de ressocialização mantidos pela unidade, como o projeto musical “Nova Canção” e a horta cultivada pelos internos. Além disso, acompanharam um atendimento jurídico realizado pela assessora da unidade, Aline Cerqueira.

Para o diretor da unidade, Ivan Lopes, “além de mostrar aos alunos os trabalhos e projetos desenvolvidos na unidade, as visitas contribuem para que a sociedade civil tenha uma nova percepção da realidade do sistema prisional”.

Visitas

As 35 unidades prisionais do Estado estão abertas a visitas técnicas desde maio de 2014. Estudantes de nível superior e representantes da sociedade civil têm a oportunidade de conhecer o funcionamento desses espaços, mantidos pela Secretaria de Estado da Justiça. No ano passado, mais de 800 estudantes universitários de diversos cursos como Direito, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social, visitaram unidades prisionais do Estado, na Grande Vitória e no interior.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.brimprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732
Texto: Paula Romanha

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard