31/07/2015 14h03 - Atualizado em 03/10/2017 17h21

Centro de Detenção de Guarapari recebe visita de vereadores

Sete vereadores de Guarapari visitaram o Centro de Detenção Provisória da cidade na manhã desta sexta-feira (31). O objetivo dos parlamentares foi conhecer as instalações e a rotina da unidade prisional.

Além de visitarem os setores administrativos, os vereadores acompanharam parte do cotidiano dos detentos no interior das galerias, onde estavam sendo realizados cortes de cabelo e de barba, além do banho de sol na área externa da unidade.

O grupo formado pelos vereadores José Wanderlei Astori, José Ramos, Oziel Pereira, Marcial Souza, Ronaldo Gomes, Lincoln Bruno e Sérgio Ramos, foi recepcionado pela diretora da unidade, Patrícia Moraes de Souza, e pelo diretor adjunto, José Franco M. Júnior.

"A visita foi bastante proveitosa, pois os vereadores são representantes legítimos da população e podem oferecer uma visão imparcial para a sociedade sobre a realidade do sistema prisional capixaba. Ações como esta ajudam a desmistificar o pensamento de parte da sociedade sobre o tratamento oferecido às pessoas que encontram-se presas", explicou a diretora Patrícia.

Visitas são rotina

Assim como o Centro de Detenção Provisória de Guarapari, as outras 35 unidades prisionais do Estado também recebem, rotineiramente, representantes da sociedade civil e estudantes de nível superior, para conhecerem o funcionamento desses espaços, mantidos pela Secretaria de Estado da Justiça.

Em 2015, cerca de 800 estudantes universitários visitaram unidades prisionais do Estado, na Grande Vitória e no interior. Desde o início do ano, dez penitenciárias e centros de detenção provisória receberam 22 visitas técnicas, de estudantes que cursam Direito, Psicologia, Administração, Serviço Social e Gestão em Segurança.

rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br