28/04/2022 13h59

Centro Prisional Feminino de Colatina recebe visita de representantes da Afecc

Representantes da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) estiveram, nesta quarta-feira (27), no Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) para conhecer o projeto Mãos Solidárias. A iniciativa, desenvolvida desde 2014, envolve internas que, voluntariamente, são responsáveis pela confecção de perucas, turbantes, lenços e prótese mamária em tecido. 

 

Além de conhecer a oficina do Mãos Solidárias, a diretora de Relações Instituições da Afecc, Léa Penedo; a gerente executiva da entidade, Jacqueline Ermidorf; e a assistente social da Associação, Bianca Beraldi, conversaram com as internas sobre prevenção ao câncer de mama e conheceram outros projetos desenvolvidos na unidade.

 

Para a subsecretária de Estado de Ressocialização da Sejus, Karina Rocha Mitleg Bayerl, apresentar o projeto Mãos Solidárias para uma instituição tão importante no combate ao câncer é uma forma de valorização e reconhecimento ao trabalho realizado no CPFCOL.

 

“A Sejus está sempre disposta a firmar parcerias que tragam benefícios à população privada de liberdade e à sociedade. Hoje, a comitiva da Afecc conheceu de perto como funciona esse projeto, a qualidade e a seriedade com a qual as internas conduzem a produção das perucas”, ressaltou a subsecretária. 

 

A diretora de Relações Institucionais da Afecc, Léa Penedo, ficou animada com a acolhida e com o trabalho que as internas desenvolvem. “Para a Afecc, a visita que fizemos representa mais uma oportunidade de vir a colaborar com a reintegração de pessoas na sociedade, pois são mulheres em processo de reabilitação social que, por meio dos projetos nos ajudarão a colaborar com os pacientes do SUS em tratamento de câncer no nosso hospital, o Santa Rita de Cássia. Muita gratidão!”, afirmou Léa Penedo.

 

Mãos Solidárias

 

A diretora do Centro Prisional Feminino de Colatina, Maria Aparecida de Freitas Albuquerque, lembrou que as produções são feitas a partir de doações de cabelos e insumos de igrejas, salões de beleza, faculdades, dos próprios inspetores penitenciários e da sociedade em geral. Ela destacou ainda que as internas que participam do projeto ficaram animadas ao apresentarem as peças e produtos que confeccionam às representantes da Afecc.

 

“Essa visita foi um marco no nosso projeto, que permitiu o diálogo das nossas internas com pessoas que, diariamente, lidam e militam em prol das pessoas com câncer. Foi mais uma oportunidade de ressaltar a dimensão desse projeto. Tudo isso engrandece ainda mais o aspecto humanizador do Mãos Solidárias, valorizando o trabalho em equipe, as doações recebidas e a empatia aos pacientes com câncer”, pontuou Maria Aparecida Albuquerque.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard