14/12/2015 14h20 - Atualizado em 28/12/2015 16h29

Concurso Sejus: 202 candidatos iniciam curso de formação nesta segunda-feira (14)

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) deu início, nesta segunda-feira (14), a mais um curso de formação de inspetores penitenciários. As aulas serão realizadas na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen) para 202 candidatos do cadastro de reserva do último concurso público realizado pela Secretaria.

O concurso de 2012 abriu 500 vagas – e cadastro de reserva - para Agente Penitenciário e Agente de Escolta e Vigilância e teve um total de 1.468 candidatos classificados, dos quais 691 já foram nomeados.

O curso de formação terá carga horária de 400 horas e a presença do aluno é obrigatória em horário integral. Durante o curso, os alunos terão aulas teóricas e práticas, nas seguintes disciplinas: Técnicas de Imobilização e Condução de Presos; Embarque e Desembarque em Viaturas; Lei de Execução Penal – Direitos, Deveres e Assistências; Ressocialização; Saúde, Psicologia e Serviço Social Prisional; entre outras.

A formação é a última etapa do concurso realizado pela Sejus. Todos os candidatos convocados para o curso já passaram por outras cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, exame de saúde, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada.

Os inspetores penitenciários desenvolvem atividades de atendimento, custódia, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas nas unidades prisionais do Estado. Também atuam na vigilância das unidades prisionais nas muralhas, guaritas e alambrados que compõem as suas edificações; ações de contenção, vigilância do preso, condução do preso à rede hospitalar para assistência médica e odontológica, condução de veículos de transporte de presos e outras atividades.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard