10/06/2014 16h45 - Atualizado em
03/03/2016 14h44
Concurso Sejus: novos agentes comemoram formatura
A cerimônia de formatura dos 264 alunos da segunda turma do curso de formação de Agentes Penitenciários e Agentes de Escolta e Vigilância, realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), foi marcada por muita emoção e descontração. Os formandos comemoraram a conclusão do curso de formação em cerimônia realizada nessa segunda-feira (09), no auditório da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha.
Familiares e amigos dos futuros agentes marcaram presença e emocionaram-se com a cerimônia.
Além do secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, estiveram presentes a subsecretária para Assuntos Administrativos, Maria De Lourdes Soares, o corregedor da Sejus, Emerson Gonçalves da Rocha, o atual diretor da Escola Penitenciária, Rodrigo Bernardo Riberio Pinto, o ex-diretor da Escola Penitenciária, José Tadeu Speck, e vários diretores que atuam nas unidades prisionais da secretaria.
Em seu discurso, o secretário Eugênio Coutinho Ricas deu as boas-vindas aos novos agentes, parabenizou o grupo pela conquista e destacou a responsabilidade que terão a partir de agora. "Hoje, o sistema prisional capixaba é referência nacional, em ressocialização e em segurança penitenciária. Em breve, vocês farão parte desse grupo e terão a responsabilidade de manter o sistema penitenciário do Espírito Santo figurando na posição de melhor do país", afirmou.
A cerimônia também incluiu homenagens aos alunos que destacaram-se durante o curso de formação. Esses alunos foram reconhecidos pelos coordenadores de cada grupamento com placas de homenagens. Ao final da cerimônia, todos os alunos receberam os certificados de conclusão do curso de formação.
O curso de formação é a última etapa do concurso realizado pela Sejus, que oferece 250 vagas para o cargo de Agente Penitenciário e 250 para o cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária.
Todos os candidatos que participaram do curso de formação já passaram por outras cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, exame de saúde, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada.
O curso de formação teve carga horária de 400 horas e a presença do aluno foi obrigatória em horário integral. As aulas foram realizadas na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, nas seguintes disciplinas: Técnicas de Imobilização e Condução de Presos; Embarque e Desembarque em Viaturas; Lei de Execução Penal – Direitos, Deveres e Assistências; Ressocialização; Saúde, Psicologia e Serviço Social Prisional; entre outras.
Os Agentes Penitenciários desenvolvem atividades de atendimento, custódia, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas nas unidades prisionais do Estado. Já os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária desenvolvem ações de vigilância das unidades prisionais nas muralhas, guaritas e alambrados que compõem as suas edificações; ações de contenção, vigilância do preso, condução do preso à rede hospitalar para assistência médica e odontológica, condução de veículos de transporte de presos e outras atividades.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
(27) 99933-8195
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES