15/12/2014 17h00 - Atualizado em 03/03/2016 16h44

Concurso Sejus: novos agentes participam de formatura nesta segunda-feira (15)

A cerimônia de formatura dos 237 alunos da terceira turma do curso de formação de Agentes Penitenciários e Agentes de Escolta e Vigilância – turma Echo, realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), aconteceu nesta segunda-feira (15) no auditório da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha.
 
Estiveram presentes o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, o subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, o diretor da Escola Penitenciária, Rodrigo Bernardo Ribeiro Pinto, além de familiares e amigos dos novos agentes. Vários diretores de unidades prisionais do Estado também prestigiaram o evento.
 
Essa terceira turma do curso de formação foi formada após a convocação de parte do cadastro de reserva do concurso. Após a conclusão do curso de formação, todos os alunos receberam os certificados. Em breve, os agentes tomarão posse e serão localizados em unidades prisionais da Grande Vitória e do interior do Estado.
 
O curso de formação é a última etapa do concurso realizado pela Sejus, que ofereceu 250 vagas para o cargo de agente penitenciário e 250 para o cargo de agente de escolta e vigilância penitenciária, além do cadastro de reserva.
Todos os candidatos que participaram do curso de formação já passaram por outras cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, exame de saúde, prova de aptidão psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada.
 
O curso de formação teve carga horária de 400 horas e a presença do aluno foi obrigatória em horário integral. As aulas foram realizadas na Escola Penitenciária do Espírito Santo (Epen). Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, nas seguintes disciplinas: Técnicas de Imobilização e Condução de Presos; Embarque e Desembarque em Viaturas; Lei de Execução Penal – Direitos, Deveres e Assistências; Ressocialização; Saúde, Psicologia e Serviço Social Prisional; entre outras.
 
Os Agentes Penitenciários desenvolvem atividades de atendimento, custódia, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas nas unidades prisionais do Estado. Já os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária desenvolvem ações de vigilância das unidades prisionais nas muralhas, guaritas e alambrados que compõem as suas edificações; ações de contenção, vigilância do preso, condução do preso à rede hospitalar para assistência médica e odontológica, condução de veículos de transporte de presos e outras atividades.

  
 
Assessoria de Comunicação – Sejus

Rosana Figueiredo
(27) 3636-5732
imprensa@sejus.es.gov.br
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br
Twitter: @SejusES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard