12/01/2021 17h54

Conselho Estadual Penitenciário inicia as atividades do ano

O Conselho Penitenciário do Espírito Santo (Copen-ES) deu início, na última sexta-feira (08), às suas atividades do ano com a posse de novos conselheiros. O colegiado tem a atribuição de realizar inspeções nos estabelecimentos prisionais com o objetivo de acompanhar as atividades e procedimentos nos presídios do Estado. Integram o Conselho representantes das Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), da Justiça (Sejus) e de Direitos Humanos (SEDH), além da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), das Defensorias Públicas do Estado e da União e dos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

 

Durante a reunião, também foi apresentado o relatório das atividades do Copen em 2020. O presidente do Copen-ES, Ulisses Reisen, explica que a expectativa para este ano é dar continuidade ao trabalho, usando as tecnologias para otimizar e permitir a realização das inspeções.

 

“No ano passado, implementamos as videoconferências e consideramos a medida um sucesso, pois permitiu acompanhar todas as ações adotadas para contenção e enfrentamento da Covid-19 nas unidades prisionais, além das demais rotinas dos presídios. Já estamos com a metodologia de trabalho desse ano definida e o nosso objetivo é ampliar os laços institucionais promovendo uma maior interdisciplinaridade com os órgãos que compõem a execução penal, em especial com as unidades prisionais", disse Reisen.

 

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, no relatório de inspeção prisional do Espírito Santo, reconheceu a relevância e forte atuação do Copen-ES, afirmando terem total conhecimento do sistema prisional capixaba.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton/Karla Secatto

(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard