14/03/2016 11h19

Conselho Penitenciário realiza inspeções em unidades de Vila Velha e Serra

Integrantes do Conselho Penitenciário do Espírito Santo (Copen-ES) estiveram em duas unidades prisionais nos últimos dias para inspecionar o funcionamento desses espaços mantidos pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). No dia 04 de março, os conselheiros fizeram uma vistoria na Penitenciária Estadual de Vila Velha I e, no dia 11 de março, no Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS).

Participaram da inspeção no CDPS o presidente do Copen-ES, Ulisses Reisen de Oliveira, e os conselheiros Dora Ribeiro Grijó e Regina Maria da Silva (Ordem dos Advogados do Brasil), Elisandra de Oliveira Olimpo (Ministério Público Federal), Karina Rocha Mitleg Bayerl (Defensoria Pública da União), Marcello Paiva de Mello (Defensoria Pública Estadual) e Alessandro Darós (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social).

Na vistoria ao CDPS, a organização da unidade e a assistência socioespiritual oferecida aos internos chamaram a atenção dos conselheiros. Durante a inspeção, eles também acompanharam a entrega da alimentação dos detentos e conferiram a qualidade das refeições servidas aos custodiados.

Vila Velha

Na vistoria à Penitenciária Estadual de Vila Velha, estiveram presentes o presidente do Copen-ES e os conselheiros Dora Ribeiro Grijó (Ordem dos Advogados do Brasil), Elisandra de Oliveira Olimpo (Ministério Público Federal), Karina Rocha Mitleg Bayerl (Defensoria Pública da União), Marcello Paiva de Mello (Defensoria Pública Estadual) e Alessandro Darós (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social).

Segundo Ulisses Reisen, a limpeza da unidade, a qualidade da alimentação e o trabalho desenvolvido pelo setor de Psicologia foram alguns dos destaques da inspeção.

As atividades de ressocialização desenvolvidas na penitenciária também chamaram a atenção dos conselheiros. “No local há fábrica de bolas, de costura e de uniformes. Além disso, há projetos de artesanato para os detentos”, disse Ulisses Reisen.

Copen-ES

O Conselho Penitenciário do Espírito Santo está em atividade desde 1971 e conta com representantes da Ordem dos Advogados, da Defensoria Pública do Estado e da União, do Ministério Público Estadual e Federal, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Secretaria de Estado da Justiça e do Conselho Estadual de Direitos Humanos.

Além das inspeções feitas regularmente nos estabelecimentos penais, o Conselho também atua como órgão consultivo e fiscalizador da pena, devendo emitir parecer sobre livramento condicional, indulto e comutação de pena.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça

Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard