13/11/2015 12h00 - Atualizado em 08/03/2016 17h22

Conselho Penitenciário visita unidade de São Mateus

O Conselho Penitenciário do Espírito Santo (Copen-ES) visitou, nesta sexta-feira (13), a Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM). Acompanhados pelo diretor da penitenciária, Flávio de Oliveira Ogione, os integrantes do conselho visitaram as dependências da unidade e conheceram as ações de ressocialização desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) no espaço prisional.
 
Participaram da inspeção na unidade os conselheiros Alessandro Darós Vieira e coronel Ilton Borges Correia (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social), Regina Maria da Silva e Dora Ribeiro Grijó (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcelo Paiva de Mello (Defensoria Pública Estadual), Karina Rocha Mitleg Bayerl (Defensoria Pública da União), Elisandra de Oliveira Olimpo (Ministério Público Federal), além do presidente do Copen-ES, Ulisses Reisen de Oliveira.
 
"Ficamos impressionados com a qualidade dos projetos existentes na unidade, como a plantação de maracujá do 'Semeando a Liberdade'. Os detentos também contam com vários cursos de qualificação, que os preparam para o mercado de trabalho, como pintor predial, eletricista e jardineiro. A parte educacional é muito forte na unidade, que possui um alto índice de internos estudando", fala o presidente do Copen-ES, Ulisses Reisen de Oliveira.
 
A limpeza e a estrutura da penitenciária também foram elogiadas pelos conselheiros, bem como a assistência psicossocial e de saúde oferecida aos custodiados pelo Estado.
 
Após as inspeções, o Copen-ES emite relatórios sobre a situação das unidades visitadas. Caso seja necessário, os documentos são encaminhados aos órgãos responsáveis para que as providências necessárias sejam tomadas.
 
Copen-ES
 
O Conselho Penitenciário do Espírito Santo está em atividade desde 1971 e conta com representantes da Ordem dos Advogados, da Defensoria Pública do Estado e da União, do Ministério Público Estadual e Federal, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Secretaria de Estado da Justiça e do Conselho Estadual de Direitos Humanos.
 
Além das inspeções feitas regulamente nos estabelecimentos penais, o Conselho também atua como órgão consultivo e fiscalizador da pena, devendo emitir parecer sobre livramento condicional, indulto e comutação de pena.
 
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br / imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard