02/02/2017 17h30

Consul dos EUA visita sistema prisional capixaba

O sistema prisional capixaba recebeu, nesta semana, a visita de um representante do Consulado dos EUA. Ory Abramowicz, cônsul para Assuntos Políticos do Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro, veio ao Espírito Santo conhecer as práticas que tornaram o sistema prisional capixaba referência nacional.

“Como a imprensa nacional vem divulgando que o sistema prisional do ES é referência, que as coisas aqui estão dando certo, resolvi conhecer o sistema prisional capixaba para saber como o ES enfrentou os problemas, pois, há aproximadamente 15 anos, tinham problemas graves, semelhantes aos que os outros estados do país estão enfrentando hoje”, explicou o cônsul.

Durante a visita, nessa quarta-feira (01), o diplomata reuniu-se com representantes da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e conheceu os complexos de Xuri, em Vila Velha, e de Viana. Também visitou os prédios onde funcionam a Central de Alvarás, o Escritório Social e onde são realizadas as Audiências de Custódia.   

No complexo do Xuri, o cônsul conheceu toda a estrutura da Penitenciária Estadual de Vila Velha I. Visitou a carceragem, a área de banho de sol, conheceu a cozinha onde os internos preparam as refeições e conferiu o fornecimento da alimentação. Também visitou as áreas em que os projetos de ressocialização são realizados, incluindo as salas de aula, a biblioteca e a fábrica onde os internos produzem uniformes e lençóis. Na ocasião, o cônsul também conversou com alguns internos da PEVV 1.

Em Viana, o cônsul visitou o prédio em que são realizadas as Audiências de Custódia, a Central de Alvarás e a área externa dos presídios do complexo. Já em Vitória, Abramowicz conheceu o Escritório Social, que presta assistência a egressos do sistema prisional, e reuniu-se com o subsecretário de Estado da Justiça para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, e com o diretor de Assistência Jurídica Penal da Sejus e presidente do Conselho Penitenciário do ES (Copen-ES), Ulisses Reisen de Oliveira.

“Parte da minha atribuição é a área da Segurança Pública e Direitos Humanos. E, devido à relação entre os dois países, é importante saber o panorama da segurança pública do Brasil, o que inclui também o sistema prisional do país. Fiquei impressionado com o tratamento dado aos presos, pois os servidores têm muito respeito pelos presos e sabem que possuem grande responsabilidade no processo de ressocialização deles”, afirmou Ory Abramowicz, que já visitou presídios em Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Durante as visitas aos complexos prisionais de Viana e de Xuri e ao Escritório Social, o cônsul foi acompanhado pelo diretor de Assistência Jurídica Penal da Sejus e presidente do Conselho Penitenciário do ES (Copen-ES), Ulisses Reisen de Oliveira.

Ao final da visita, o diplomata afirmou que compartilhará as boas experiências que conheceu no ES com os responsáveis pelas áreas de Segurança Pública e do Sistema Prisional dos EUA.

“O sistema prisional dos EUA também possui problemas e, por isso, a minha intenção é trocar experiências. O foco na ressocialização dos presos nas unidades do ES me chamou atenção e vou levar essa informação para os EUA. Outro ponto que chamou a atenção é que, apesar dos avanços dos últimos anos, o Estado reconhece que ainda tem problemas e que está trabalhando para superar esses desafios”, contou Ory Abramowicz.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br/ imprensa@sejus.es.gov.br
Thaís Brêda
thais.breda@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732 / 99933-8195/ 98849-9664

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard