16/04/2024 17h08

Coral do Centro Prisional Feminino de Colatina participa de ação ao Dia Mundial da Voz

Para celebrar o Dia Mundial da Voz, que ocorreu nesta terça-feira (16), internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) participaram das ações de saúde pertinentes ao tema no Hospital Maternidade São José, localizado no município de Colatina.

A atração chamou atenção dos pacientes para a importância dos cuidados com a voz. Canções entoadas com voz e violão tornaram a data mais especial. A fonoaudióloga da unidade hospitalar, Milena Picoli Pancieri Pissimilio, explicou a importância da ação.  

“Por meio do coral, transmitimos mensagens como esperança, fé e amor. Com música, também ressaltamos os cuidados necessários com a voz. Sempre orientamos beber pelo menos dois litros de água por dia, evitar gritar e falar alto, não fumar e não fazer uso de bebida alcoólica, além de manter uma alimentação saudável e a prática de atividade física. São cuidados essenciais para a voz”, orientou a fonoaudióloga da unidade hospitalar, Milena Picoli Pancieri Pissimilio.

A diretora Centro Prisional Feminino de Colatina, Dayany Rodrigues de Queiroz, explicou que na unidade diversos projetos são desenvolvidos e a música também está incluída nesse contexto. “Internas participam do grupo de Coral Louvart. No Hospital Maternidade São José, além da voz, tivemos o som do violão. Aproveitamos o talento de internas que sabem tocar o instrumento para tornar a apresentação ainda mais especial”, disse Dayany Rodrigues de Queiroz.

“Convidamos o Coral Louvart devido à parceria que temos com o Centro Prisional Feminino de Colatina em outros projetos e pelo cuidado também da nossa instituição de estar trazendo as internas para o contexto hospitalar. É uma oportunidade para que elas possam contribuir dentro desse ambiente da saúde. Nesse caso específico, pela voz e pela mensagem musical”, ressaltou Natália Fadini Assereuy, responsável pelo evento e psicóloga do Hospital Maternidade São José.

Parceria
Desde 2015, o Centro Prisional Feminino de Colatina realiza outra parceria importante com o Hospital Maternidade São José. Por meio do projeto “Mãos Solidárias”, internas produzem perucas, lenços, turbantes, travesseiros de contenção e próteses mamárias que são doados a pacientes com câncer. Os itens são feitos com malha de algodão e polietileno.

 “São projetos que têm um valor importante para quem participa e pela entrega, por resgatar sentimentos importantes de inclusão e solidariedade. Temos o compromisso de realizar a custódia dessas mulheres, mas um dia elas irão retornar para o convívio em sociedade. Por isso, precisamos promover ações de ressocialização e que tenham um impacto positivo para a mudança de vida”, finaliza Dayany Rodrigues de Queiroz.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sejus

Sandra Dalton / Paula Lima

(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856

imprensa@sejus.es.gov.br

 

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

(27) 3636-5706 / 99933-9920

imprensa@pp.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard