27/05/2014 09h00 - Atualizado em 03/03/2016 10h44

Coral Maria Marias se apresenta no Palácio Anchieta

O Coral Maria Marias, formado por internas da Penitenciária Feminina de Cariacica (PSC), fez mais uma apresentação nesta segunda-feira (26). O grupo participou da cerimônia de abertura do 1º Diálogo Regional sobre Segurança Cidadã: Os Desafios da Sociedade Contemporânea, realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.

As quinze internas emocionaram os participantes com as canções Maria Maria, de Milton Nascimento; Esperando na Janela, de Gilberto Gil; e Quero Louvar-te, de Paulo César Baruk. O grupo foi conduzido pelo inspetor penitenciário Fábio Propato Martins.

O coral é parte do projeto Maria Marias, que foi criado pela Secretaria de Estado da Justiça em 2006 com o objetivo de reinserir as detentas na sociedade por meio de ações socioeducativas, profissionalizantes, culturais e empreendedoras, que lhes permitam resgatar a cidadania e o seu valor produtivo.

O projeto tem como parceiras instituições que ministram cursos profissionalizantes nas unidades prisionais. Entre as entidades estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).

Diálogo sobre Segurança

O 1º Diálogo Regional sobre Segurança Cidadã: Os Desafios da Sociedade Contemporânea debaterá, até esta terça-feira (27), quatro assuntos importantes para a segurança nacional. Entre as discussões estão temas relacionados ao desarmamento, controle de armas e de munições; a participação de diferentes setores sociais nas políticas públicas de segurança e de prevenção, a conciliação de conflitos entre direitos fundamentais, além da produção de indicadores, transparência e mensuração de desempenho.

Além de operadores de segurança pública, o público alvo inclui estudantes e professores universitários, gestores municipais, estaduais e nacionais; jornalistas e demais profissionais que atuem na área.

O espaço é organizado pelo Governo do Espírito Santo, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), e conta com o apoio da Universidade de Vila Velha (UVV) e da ArcelorMittal.

A realização do 1º Diálogo Regional sobre Segurança Cidadã: Os Desafios da Sociedade Contemporânea faz parte da comemoração aos três anos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Em maio de 2011, o Governo do Espírito Santo lançou o Estado Presente com o objetivo principal de priorizar a redução de homicídios por meio de estratégias específicas para cada organização policial e o desenvolvimento de ações e projetos com ênfase na prevenção da violência, fortalecimento da rede de proteção social e melhoria do acesso aos serviços disponíveis em favor de populações historicamente desassistidas.

Assessoria de Comunicação – Sejus
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br