06/12/2022 14h36

Coral Neshamá se apresenta nesta quarta-feira (07) no Palácio Anchieta

Dando início às comemorações de fim de ano, o coral Neshamá (Fôlego), formado por internos da Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) e por músicos da Associação Alef Bet, será um dos destaques da II Cantata de Natal da Secretaria da Justiça (Sejus), que vai acontecer no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, no início da noite desta quarta-feira (07).

Além do coral Neshamá, a Banda da Sejus, composta por servidores penitenciários da Pasta, e o Coral “Vozes em Busca da Liberdade”, formado por internos de unidades prisionais da Grande Vitória e coordenado pela Igreja Adventista – Região Sul, também são destaques do evento. No total, 70 apenados participarão do espetáculo.

Os projetos fazem parte das ações do Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter) da Secretaria da Justiça, que oferta serviço socioespiritual de forma voluntária nas unidades prisionais do Estado.

O secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, ressaltou que as ações da Sejus são pautadas para evitar reentradas no sistema penitenciário, ter uma população prisional cada vez menor e resgatar as pessoas que se desviaram das normas de conduta. “Todas essas ações são possíveis somente quando articuladas com a sociedade civil organizada”, disse.

O Neshamá começou as atividades em março de 2020, durante uma apresentação de músicos na Penitenciária de Segurança Máxima I (PSMA I). No ano seguinte, o projeto foi retomado na Penitenciária Semiaberta de Cariacica. Mais de 80 internos participam da proposta, com duas aulas presenciais por semana. Eles recebem material para estudar as músicas em hebraico, disponibilizado para estudo nas celas.

O Neshamá integra as oficinas de canto coral, de educação musical, ensino de instrumentos musicais de sopro e aulas de introdução à língua hebraica.

Sobre o Ginter

A assistência religiosa está prevista na Lei de Execução Penal. Atualmente, a Sejus conta com 24 segmentos religiosos e 2.500 voluntários. O Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter), ligado à Subsecretaria de Ressocialização, é composto por assessores teológicos de diferentes denominações, com o objetivo de assessorar na efetivação da Política de Assistência Religiosa, orientando práticas que realmente incorporem mudanças comportamentais entre as pessoas privadas de liberdade.


Sobre o Coral “Vozes em Busca da Liberdade”

Criado em abril pela Igreja Adventista Área Sul, o coral “Vozes em Busca da Liberdade” é regido pelo maestro Sandro de Souza Gomes. Os internos que participam do coral são dos seguintes estabelecimentos penais: Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV); Penitenciária Estadual de Vila Velha I e Penitenciária Estadual de Vila Velha II e Penitenciária Estadual de Vila Velha V.

 

Serviços:


II Cantata de Natal da Sejus

Data
: 07/12 2022 (quarta-feira)
Horário: a partir das 18 horas
Local: Salão São Tiago, Palácio Anchieta, Vitória.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton
(27) 3636-5732 / 99933-8195


Flora Viguini
(27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

Tópicos:
Notícia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard