18/10/2018 18h09

Corregedor-Geral da Justiça do Estado visita Complexo de Viana

O corregedor-geral da Justiça do Espírito Santo, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, visitou, nesta quarta-feira (18), o Complexo Penitenciário de Viana. No local, o corregedor-geral conheceu o prédio onde ocorrem as Audiências de Custódia e as Penitenciárias de Segurança Média I e a Máxima II.

O corregedor estava acompanhado dos juízes corregedores Adriano Corrêa de Mello e Patrícia Faroni. O secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, também participou da visita, acompanhado do diretor de Movimentação Carcerária e Monitoramento Eletrônico (DIMCME), Erik do Nascimento Ceolin.

Durante a visita, o desembargador Samuel Meira Brasil Júnior e a juíza corregedora Patrícia Faroni elogiaram os projetos de ressocialização e as condições estruturais das duas unidades e das dependências do prédio das Audiências de Custódia.

Na Penitenciária de Segurança Máxima II, o grupo conheceu a carceragem, a biblioteca, a enfermaria, o pátio onde é realizado o banho de sol dos internos e as áreas administrativas.

Na Penitenciária de Segurança Média II, os visitantes estiveram no módulo escolar, nas salas de projetos onde são realizadas as aulas de música e informática, no local onde os detentos produzem artesanato e no almoxarifado. O grupo também conheceu a biblioteca e a horta cultivada pelos internos da unidade.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, a realização dessas visitas é de grande importância para a Sejus. “Esses encontros nos permitem discutir, in loco, qualquer dificuldade que seja identificada. Assim, os representantes do Poder Judiciário também são informados sobre as ações adotadas pela secretaria para o bom funcionamento das unidades prisionais”.

A iniciativa das visitas partiu de um planejamento estratégico da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-ES) para conhecer as unidades penitenciárias do estado, em seu aspecto técnico, com o objetivo de identificar os problemas relacionados à atividade jurisdicional que envolvem o sistema carcerário.

 “A visita tem caráter institucional e faz parte de um projeto da CGJ-ES para conhecer as unidades prisionais de perto, inteirando-se, assim, sobre a capacidade e a finalidade de cada unidade”, explicou a juíza corregedora Patrícia Faroni.

Novas visitas

A expectativa é que esse projeto da Corregedoria Geral da Justiça seja estendido para todas as unidades prisionais do estado. Novas visitas já estão previstas para o início de novembro, em outras unidades do Complexo Penitenciário de Viana.

* Com informações do Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça
Rosana Figueiredo
rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br 
Leidy Mendonça
imprensa@sejus.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-5732

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard