Cosméticos artesanais são produzidos na Penitenciária Regional de São Mateus

Na Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), uma iniciativa inovadora e sustentável vem ganhando destaque: a produção de cosméticos artesanais. São xampus, condicionadores, cremes de pentear e tônicos capilares, elaborados com ingredientes 100% naturais e colhidos na própria horta da unidade prisional.
O projeto teve início em março do ano passado. Para produção dos cosméticos, que levam o nome de “Joias da Terra”, são utilizados insumos como óleos e extratos vegetais, manteiga de karité, essências naturais e ervas desidratadas, além de argilas e conservantes naturais. Em um ano, cerca de mil cosméticos foram produzidos.
Muitos ingredientes usados para a produção dos cosméticos são cultivados na horta da unidade prisional. Na lista estão insumos como o alecrim, aroeira, jaborandi, camomila, erva doce, babosa, agrião, almeirão, mostarda, pitaya e até quiabo. Os cosméticos produzidos atendem a diferentes tipos de cabelo, oferecendo uma alternativa natural e sustentável para cuidados pessoais.
O diretor da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), Flávio Oggioni, explica que os produtos são usados internamente, sem fins comerciais. “Os materiais produzidos são utilizados na unidade prisional em outros projetos, como a barbearia, em ações educativas, de autocuidado e bem-estar, além das oficinas formativas, como exemplo prático de empreendedorismo e capacitação profissional. Além disso, também apresentamos os produtos em eventos internos e ações sociais, promovendo não só os benefícios dos cosméticos naturais, mas também valorizando o trabalho desenvolvido pelo interno responsável, onde reforçamos a ressocialização pelo trabalho”, disse Oggioni.
O interno A.J.J. é o responsável pela produção. Ele possui formação na área de desenvolvimento de cosméticos naturais capilares, o que garante um elevado padrão de qualidade técnica do produto.
"Tive a oportunidade de dar continuidade ao meu ofício dentro da unidade prisional. Sempre me interessei por alternativas mais saudáveis e sustentáveis, e a área da cosmética natural chamou a minha atenção. Estudei bastante, pratiquei muito e hoje consigo criar produtos eficazes com ingredientes simples e naturais”, disse.
“No futuro, quero continuar a trabalhar com isso. O meu sonho é abrir o meu próprio negócio, ter uma marca própria e poder oferecer às pessoas produtos de qualidade, feitos com consciência e respeito pela natureza. Mais do que um sustento, quero que esse trabalho represente uma nova fase da minha vida, com dignidade, responsabilidade e propósito”, ressaltou o interno que também é cabeleireiro profissional e atua na barbearia instalada dentro da unidade prisional.
O diretor da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM) explica que um diferencial importante é a reutilização de embalagens. “Os frascos utilizados para os cosméticos são reaproveitados de xampus usados pelos internos, passando por um processo de retrolavagem para garantir a higiene e a segurança do produto final. Essa prática reforça também o nosso compromisso com a sustentabilidade”, explica Flávio Oggioni.
De acordo com o diretor, o projeto atinge diversas vertentes. “O projeto de produção de cosméticos naturais é um exemplo claro de como o ambiente prisional pode ser também um espaço de aprendizagem, crescimento e reconstrução pessoal. Ver a iniciativa ganhando forma dentro da unidade reforça o nosso compromisso em proporcionar oportunidades reais de mudança”, destacou.
Os produtos:
Xampu Fortalecedor com 5 ervas (Alecrim, aroeira, jaborandi, camomila, erva doce e Óleo de alecrim)
Indicação: Cabelos frágeis e com queda.
Benefícios: Estimula o crescimento, fortalece a raiz e ativa a circulação no couro cabeludo.
Xampu Hidratante com Babosa e Óleo de Coco
Indicação: Cabelos secos e opacos.
Benefícios: Hidrata profundamente, dá brilho e elasticidade aos fios.
Xampu Purificante de Aroeira e Hortelã
Indicação: Cabelos oleosos ou com caspa.
Benefícios: Limpeza profunda, controle da oleosidade e sensação refrescante.
Xampu Suavizante com Pitaya e Aloe Vera (Babosa)
Indicação: Cabelos finos, claros ou couro cabeludo sensível.
Benefícios: Suaviza, acalma irritações e realça o brilho natural.
Xampu Hidratante com Quiabo.
Indicação: Cabelos quimicamente tratados, danificados, quebradiços e com dificuldades de crescimento.
Benefícios: auxilia na elasticidade do cabelo, proporciona crescimento e hidratação dos fios e couro cabeludo.
Creme de Pentear Nutritivo com Ora Pro Nobis, Óleo de Argan e Óleo de Rícino.
Indicação: Todos os tipos de cabelo, especialmente cacheados e crespos.
Benefícios: Define os cachos, reduz o frizz e proporciona nutrição intensa.
Máscara Capilar Reconstrutora com Babosa (Aloe Vera)
Indicação: Cabelos danificados, com química ou quebradiços.
Benefícios: Reconstrói a fibra capilar, fortalece e promove brilho e maciez.
Tônico Capilar Antiqueda com salsa. Agrião, almeirão, Mostarda, Suco de Cenoura, Óleo Rícino. (Hortaliças ricas em Vitamina A)
Indicação: Cabelos fracos e com queda.
Benefícios: Fortalece a raiz, ativa as células capilares, combatendo a queda e proporcionando crescimento ao cabelo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856