Cúpula da Segurança Pública vai à Brasília para agenda no Ministério da Justiça
A cúpula da Segurança Pública do Estado foi recebida, nesta quarta-feira (12), em agenda no Ministério da Justiça, pelo secretário Nacional de Assuntos Legislativos, Elias Vaz. Na reunião serão pautados diversos temas, como o combate à entrada ilegal de armas e drogas em território capixaba, operações integradas nas divisas, além da socialização, por parte do Governo Federal, de programas de enfrentamento à violência que possam ser implementados no Estado.
A comitiva do Governo foi formada pelos secretários de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, e da Justiça, André Garcia; além dos comandantes da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), coronéis Douglas Caus e Alexandre Cerqueira, respectivamente; o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), José Darcy Arruda, além do superintendente de Polícia Científica em exercício, Giuliano Zbyszynski.
No encontro também foram apresentadas as ações já adotadas no Espírito Santo no campo da Segurança Pública e da Justiça, que já contribuem para que as taxas de homicídios e outros diversos crimes venham caindo nos últimos anos. Além disso, a cúpula capixaba solicitou a desburocratização em processos de convênio, que estão em andamento entre Estado e União.
O secretário Alexandre Ramalho destacou a importância da pauta e da união entre todos os atores para o enfrentamento do problema da Segurança Pública. “Estamos trabalhando muito, ao mesmo tempo, enfrentando problemas que nossas polícias estaduais sozinhas não conseguirão resolver. Essa agenda aproxima a Segurança Pública do Espírito Santo e o Ministério da Justiça. Isso permite ao Governo Federal conhecer a nossa realidade, bem como apontar quais são possibilidades de auxílio”, afirmou.
Para o secretário de Estado da Justiça, André Garcia, o reforço dos laços federativos é fundamental para a segurança pública do Estado, questão tratada com seriedade e atenção pelo governador Renato Casagrande. “A cooperação e integração de esforços nesse sentido são fundamentais para a melhoria de um serviço essencial para a segurança pública. O sistema prisional faz parte desse contexto e não pode ficar à margem do planejamento e das ações voltadas para melhoria da segurança dos brasileiros que vivem no Espírito Santo”, pontuou.
Também participaram da agenda o secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar; do secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco Brandani; do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues; além do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Souza Oliveira.
Atendimento à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton/ Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195/ (27) 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br